A certidão de óbito é o documento registrado no momento da morte de uma pessoa. O registro é obrigatório.
Sendo necessário em diversas situações, como na solicitação de pensão por morte, por exemplo, é importante entender como pedir o documento.
Ao longo deste conteúdo, vamos explicar como funciona a solicitação de emissão e também como tirar a segunda via da certidão de óbito.
Continue a leitura conosco para entender os processos.
Peça a segunda via da certidão de óbito online agora mesmo.
O que é a certidão de óbito.
A certidão de óbito é o registro de morte feito pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais mais próximo ao local de falecimento.
Seguindo a lei 6.015/1973, conhecida como Lei de Registros Públicos, o documento deve conter informações como data, hora e local do falecimento, assim como dados pessoais como estado civil, nome e data de nascimento.
Além disso, a certidão de óbito também traz a causa da morte e detalha se a pessoa deixou filhos e herdeiros. No registro, ainda é informado se há testamento e se o falecido tinha bens.
Como falamos logo na abertura deste conteúdo, a emissão do registro de óbito é obrigatória e muito importante para dar entrada em alguns processos, como veremos a seguir.
Para que serve certidão de óbito.
Além de comprovar o falecimento de uma pessoa diante dos órgãos públicos, a certidão de óbito é necessária nas seguintes situações:
- cancelamento de documentos, como CPF e título de eleitor, por exemplo;
- abertura do processo de inventário;
- entrada no pedido de pensão por morte;
- cancelamento de contas bancárias;
- quando a viúva ou o viúvo decide se casar novamente.
Passo a passo para tirar certidão de óbito.
A emissão do registro de óbito deve ser solicitada no cartório mais próximo assim que possível. Para isso, é preciso seguir alguns passos simples.
Veja quais são eles:
1. Tenha o atestado de óbito em mãos
O primeiro passo é conseguir o atestado de óbito, um dos principais documentos para conseguir registrar o falecimento e assim emitir a certidão.
Também conhecido como declaração de óbito, o documento é feito por um médico e indica a causa da morte. Quando o falecimento acontece dentro do hospital, esse processo é automático.
Caso a morte tenha acontecido fora do hospital, é preciso chamar um médico para constatar a causa e então emitir o atestado de óbito.
2. Encontre o cartório mais próximo
A certidão de óbito deve ser emitida pelo cartório da cidade onde aconteceu o falecimento, portanto o segundo passo para pedir o documento é buscar o Cartório Civil mais próximo a você.
É importante esclarecer que essa primeira via do registro deve ser feita pessoalmente. Ainda neste artigo, vamos explicar quem pode solicitar a emissão.
3. Apresente a documentação necessária
É preciso apresentar alguns documentos para comprovar os dados da pessoa, atestar o óbito e conseguir tirar a certidão.
Logo depois desse passo a passo, você vai encontrar um checklist com toda a documentação necessária para fazer o pedido.
4. Aguarde a emissão do registro

A partir do pedido para emissão da certidão de óbito, o Cartório Civil faz o registro dos dados pessoais e do falecimento em livro para arquivamento.
O documento é emitido em papel oficial e as informações ficam registradas em cartório para eventuais consultas.
Esse registro também permite tirar a segunda via da certidão, como explicaremos mais à frente neste conteúdo.
Documentos necessários para emitir certidão de óbito.
Lembra quando falamos sobre o checklist de documentação para emitir a certidão de óbito? É hora de compartilhá-lo com você, anote aí quais são os documentos necessários:
- atestado de óbito;
- RG e CPF do falecido;
- certidão de nascimento ou casamento;
- título de eleitor;
- carteira de trabalho;
- certificado de reservista;
- cartão do INSS, caso a pessoa fosse beneficiária.
Quem for ao Cartório Civil para solicitar a emissão do registro de óbito também deve apresentar um documento de identidade, como RG ou CNH, por exemplo.
Saiba quem pode requerer certidão de óbito.
O pedido de emissão da certidão de óbito pode ser feito por qualquer pessoa, mas normalmente é realizado por familiares diretos, como cônjuge, pais, filhos ou irmãos.
Na ausência desses familiares, o próprio hospital ou o médico responsável pelo atestado de óbito podem ir até o cartório para pedir o registro.
Qual cartório faz certidão de óbito.
O Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais é o responsável pela emissão da certidão de óbito.
A instituição também é conhecida como Cartório de Registro Civil ou simplesmente Cartório Civil.
Prazo para emitir certidão de óbito.
O prazo para emitir a primeira via da certidão de óbito é de 15 dias corridos após o falecimento. Neste período, a emissão do documento é gratuita.
Apesar do prazo de 15 dias, a indicação é que o processo seja feito em até 24 horas. Após o pedido de emissão, o Cartório Civil tem um prazo de 5 dias para fazer o registro de óbito.
Caso o local da morte fique a mais de 30 quilômetros do Cartório de Registro Civil mais próximo, o prazo pode ser estendido para 3 meses.
Certidão de óbito após o prazo.
Depois do prazo legal de 15 dias, a certidão de óbito só poderá ser emitida por determinação judicial e o processo terá um custo.
Vale destacar que a emissão da segunda via do registro de óbito também tem um custo.
Explicaremos como solicitá-la pela internet no site da Central das Certidões de maneira prática e rápida ainda neste post.
Como consultar certidão de óbito.
Caso precise encontrar uma certidão de óbito antiga, será necessário consultar os registros do cartório onde o documento foi emitido.
A consulta também pode ser feita no Cartório Civil da cidade onde o falecido morava. É importante ter o máximo de informações sobre a pessoa para encontrar esse registro.
Esses passos são válidos para consulta de informações. Em caso de solicitação da segunda via da certidão de óbito, é importante saber em qual cartório a primeira via do documento foi emitida.
A informação é essencial para consulta dos registros arquivados no cartório, o que vai possibilitar a emissão da segunda via.
Como pedir segunda via da certidão de óbito.

É possível tirar a segunda via da certidão de óbito a qualquer momento e o processo pode ser realizado pela internet, veja como:
- acesse o site da Central das Certidões;
- clique no botão “pedir certidão”, destacado em verde na página inicial do site;
- preencha os dados solicitados;
- confirme as informações e escolha uma forma de pagamento;
- pronto, agora é só aguardar a entrega da segunda via no endereço informado por você no formulário.
Bem simples, não é mesmo? O pedido para emissão da segunda via na Central das Certidões é feito online e o documento é enviado diretamente para a sua casa.
A Central das Certidões faz entregas no Brasil e no exterior, pela empresa FEDEX. No site da empresa você pode encontrar informações sobre os países atendidos.
Vantagens de pedir a segunda via da certidão de óbito na Central das Certidões.
Como você viu, a Central das Certidões disponibiliza o serviço de emissão da segunda via de certidão de óbito em seu site, permitindo que o pedido seja feito totalmente online.
Isso por si só já é uma grande vantagem, mas a empresa garante outros benefícios para você.
Veja os motivos para pedir a segunda via do registro de óbito com a Central das Certidões:
- praticidade;
- mais comodidade, já que o pedido pode ser feito sem sair de casa e você não precisa se preocupar em ir até um cartório ou enfrentar filas;
- entregas para o Brasil e para o exterior;
- processo rápido totalmente online;
- segurança de contar com uma empresa sólida, com mais de 15 anos de experiência;
- a Central das Certidões é pioneira nos serviços de solicitação e entrega de certidões.
A empresa cuida de toda a parte burocrática até que a certidão chegue até você. Além disso, a equipe está sempre disponível para te orientar e tirar dúvidas sobre os processos.
Resumindo.
Em um momento turbulento, cuidar da parte burocrática pode parecer difícil, mas é um passo necessário e essencial para garantir benefícios e evitar fraudes.
O registro de falecimento feito por meio da certidão vai comprovar a morte perante os órgãos públicos, evitando que outra pessoa possa utilizar os dados do falecido.
Além disso, o documento também é necessário para assegurar o amparo dos familiares, com benefícios como a pensão por morte, por exemplo.
Como vimos ao longo deste conteúdo, a primeira via do registro de óbito é gratuita e deve ser feita em Cartório Civil dentro do prazo de 15 dias.
Já o pedido de segunda via da certidão de óbito pode ser feito de maneira prática pelo site da Central das Certidões.
O processo é rápido e a segunda via do documento é entregue na sua casa, lembrando que a Central das Certidões faz envios também para o exterior.
Peça a certidão de óbito sem sair de casa com segurança e praticidade.
9 Comentários
Tenho uma conta bancária conjunta com minha esposa no Bradesco. Minha esposa faleceu em 2018 e não tinhamos filhos. Apresentei o atestado de obito ao banco e solicitei o cancelamento da conta. O Banco me exigiu que eu apresentasse inventário dos bens conjuntos, que não existem, informando que são exigências da Lei. A casa que morava com ela, é de herdeiros. Eles não querem fazer inventário. Zerei o saldo da conta conjunta, uma vez que eu tinha essa prerrogativa, mas não encerrei. A conta está sem movimentação há quase cinco anos. O banco está correto em exigir abertura de inventário?
Olá Gilberto, tudo bem!
Neste caso recomendamos entrar em contato com um advogado para um melhor esclarecimento.
Preciso de certidão de óbito da Teresa Simas Pedreira. Cartório de Macajuba-BA.
Ajude-me a conseguir. Por favor.
Claro, estamos aqui para ajudar!
Para facilitar o processo de obtenção da Certidão de Óbito, sugerimos que utilize o site da Central das Certidões.
Acesse e faça a solicitação com apenas alguns cliques. Nós cuidaremos de todo o processo e você receberá a certidão em sua casa. Qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar. Estamos aqui para tornar esse processo mais simples para você.
Link: https://centraldascertidoes.com.br/servicos/registro-civil/certidao-de-obito