Guia completo com tudo o que você precisa saber sobre certidão de registro civil.

Guia completo com tudo o que você precisa saber sobre certidão de registro civil.

Você sabia que a certidão de casamento, de nascimento e de óbito são certidões do registro civil?

Os documentos emitidos pelo Cartório de Registro Civil marcam alguns dos principais acontecimentos ao longo da vida de uma pessoa e são fundamentais para atestar esses fatos perante a lei.

Esse tipo de comprovação é necessário em diversos momentos, como quando vamos comprar um imóvel, fazer um financiamento ou até mesmo emitir uma nova via do RG.

Para entender quando é preciso emitir a sua certidão e como pedir a segunda via do documento pela internet, é só seguir a leitura deste artigo conosco.

Peça a certidão atualizada sem sair de casa.

O que é uma certidão de registro civil.

A certidão de registro civil é uma cópia, feita em papel oficial, do registro que fica arquivado em cartório com os dados sobre um determinado ato civil, como o casamento, por exemplo.

O órgão responsável por emitir esse tipo de certidão é o Cartório de Registro Civil.

Esses documentos são expedidos para comprovar importantes eventos na vida de uma pessoa.

Veja quais são os tipos de certidões civis mais comuns:

  • certidão de nascimento;
  • certidão de casamento;
  • certidão de óbito.

A certidão de casamento, por exemplo, vai atestar a mudança de estado civil de um indivíduo e oficializar a união civil do casal perante a justiça.

Qual a importância da certidão de registro civil.

A certidão é emitida quando acontece alguma mudança na vida civil do cidadão, que deve ser registrada em cartório.

Como falamos neste artigo, o documento é fundamental para comprovar essas mudanças em alguns momentos ao longo da nossa vida.

Utilizando a certidão de casamento como exemplo novamente, ela é um importante documento em processos como a solicitação de financiamentos ou compra de imóveis.

Além disso, pode servir como prova para a abertura de um plano de saúde com dependentes ou até para garantir benefícios do INSS, como a pensão por morte.

Qual a diferença de certidão de registro civil e certidão de nascimento.

A certidão de registro civil é uma cópia dos registros feitos no livro do cartório sobre algum acontecimento civil, como explicamos anteriormente.

Os dados presentes no livro de registro são passados para essa certidão, levada para a casa por quem a emitiu e pode ser utilizada em diversas situações.

A certidão de nascimento é um exemplo de registro civil.

O documento é emitido em cartório assim que uma pessoa nasce, sendo o primeiro registro como cidadão e um importante documento de identidade.

Essa certidão trata exclusivamente das informações referentes ao nascimento de um indivíduo, como nome dos pais, local e horário de nascimento, por exemplo.

Como explicamos anteriormente, o Cartório de Registro Civil emite outras certidões além do registro de nascimento, como certidão de casamento e certidão de óbito, por exemplo.

Ou seja, uma certidão de nascimento é um documento de registro civil, mas existem outros tipos de certidões feitas no Cartório de Registro Civil.

Quando é preciso emitir uma certidão do cartório de registro civil.

A certidão do registro civil é solicitada em diversos momentos e ocasiões da nossa vida. Geralmente ela deve estar atualizada nos seguintes casos:

  • matrícula da faculdade;
  • segunda via da carteira de identidade;
  • processo de entrada no casamento civil;
  • compra de imóvel;
  • processo de cidadania estrangeira.

Em caso de perda, rasura ou roubo de alguma certidão emitida pelo Cartório de Registro Civil, é possível pedir uma segunda via do documento.

Nestes casos, vale destacar que qualquer alteração – como mudança no sobrenome ou no estado civil, por exemplo – constarão na nova certidão, mantendo as informações devidamente atualizadas.

Quais informações constam nas certidões do cartório de registro civil.

Existem dois formatos de certidões que podem ser emitidos no cartório de registro civil: a versão simplificada e o modelo de inteiro teor.

Cada uma delas traz informações diferentes e são válidas para certidão de nascimento, casamento ou óbito.

A certidão simplificada é a via normal emitida pelos cartórios. Nela constará as seguintes informações:

  • Certidão de nascimento: nome completo, filiação, avós, se possui gêmeo, data de nascimento, data do registro, hora do nascimento, local do nascimento, n.º de matrícula, n.º de nascido vivo (se constar no livro), data de expedição, averbações/observações (quando houver) assinatura do escrevente autorizado e informações do cartório.
  • Certidão de casamento: nomes completos de solteiro dos noivos, n.º da matrícula, nacionalidade, filiação dos cônjuges, datas e locais de nascimento, data de registro do casamento, regime de bens do casamento, nome de cada um dos cônjuges passou a utilizar (quando houver alteração), observações/averbações, data de expedição, assinatura do escrevente autorizado e informações do cartório.
  • Certidão de óbito: nome completo, n.º de matrícula, sexo, cor, estado civil e idade, naturalidade, documento de identificação, eleitor, filiação e residência, data e hora do falecimento, local de falecimento, causa da morte, sepultamento/cremação (município e cemitério se desconhecido), declarante, nome e número de documento do médico que atestou o óbito, observações/averbações, data de expedição e informações do cartório.

Já o modelo de inteiro teor descreve integralmente todas as informações contidas no livro de registros do cartório.

Como tirar a segunda via da certidão do cartório de Registro Civil.

A segunda via da certidão simplificada ou em inteiro teor pode ser solicitada online, através do site da Central das Certidões.

O pedido é feito 100% pela internet de maneira prática, rápida e segura.

A empresa tem parceria com diversos cartórios de registro civil do Brasil e a segunda via da certidão é entregue no seu endereço.

Veja como solicitar a segunda via da sua certidão pelo site da Central das Certidões neste passo a passo.

Passo 1 – acesse a página de pedidos.

Assim que entrar no site da Central das Certidões, clique no botão “pedir certidão” para ter acesso à área de pedidos.

Passo 2 – preencha o formulário.

Na área de pedidos, você terá acesso a um formulário, que deve ser preenchido com alguns dados pessoais, como e-mail e nome completo.

Esse compartilhamento é totalmente sigiloso e servirá apenas para registro da sua solicitação, assim como para te manter informado sobre o processo de emissão da segunda via da certidão.

Passo 3 – informe dados sobre o cartório.

Agora, escolha o tipo de certidão que deseja emitir. No caso do registro civil, pode ser certidão de casamento, nascimento ou óbito.

Após selecionar a certidão desejada, nesta etapa também é possível pedir sua certidão com apostilamento de Haia. Logo, também é necessário informar alguns dados da certidão, bem como informar dados referentes ao cartório responsável pela emissão do documento original.

Isso é necessário para que a Central das Certidões possa entrar em contato com o cartório para obter as informações do registro e assim expedir a segunda via do documento para você.

Passo 4 – escolha a modalidade de envio.

Além de cuidar da parte burocrática para você, a Central das Certidões também entrega a segunda via da certidão na sua casa, garantindo total comodidade.

Para isso, é preciso informar o endereço desejado e também a modalidade de envio de sua preferência, como a entrega via Sedex, por exemplo.

Vale destacar que a Central das Certidões faz envios para o Brasil e também para o exterior.

Passo 5 – confirme seu pedido.

Está quase na hora de finalizar o seu pedido, mas antes é importante confirmar se os dados preenchidos estão corretos e também selecionar a forma de pagamento desejada.

A Central das Certidões disponibiliza diversos métodos de pagamento para que você possa escolher o mais prático.

Depois de selecioná-lo, verifique as suas informações pessoais, os dados do cartório e também o endereço de entrega para evitar erros no processo.

Agora é só finalizar o seu pedido e aguardar a entrega do documento no conforto da sua casa.

Se ficar com alguma dúvida durante o processo, a equipe da Central das Certidões está sempre pronta para responder às suas perguntas!

Vantagens de pedir sua segunda via pela Central das Certidões.

Além de conhecer o passo a passo para fazer o seu pedido online, também separamos algumas das principais vantagens de fazer todo esse processo com a Central das Certidões.

Com mais de 15 anos de experiência, a Central das Certidões surgiu para ser a ponte entre pessoas e cartórios, simplificando a burocracia por trás das certidões.

Para isso, a empresa foi pioneira no serviço de solicitação e entrega de certidões no Brasil. Hoje, já soma mais de 1 milhão de documentos emitidos.

Além da experiência e tradição na área, a Central das Certidões apresenta outros benefícios. Conheça alguns deles a seguir:

Processo totalmente online.

Uma das principais vantagens de emitir a sua segunda via da certidão com a Central das Certidões é a comodidade de resolver tudo sem sair de casa.

Com um processo totalmente online, você não precisa se locomover até um cartório e consegue concluir o seu pedido em apenas alguns minutos.

Além disso, não é necessário buscar o documento, já que a Central das Certidões faz o envio para você.

Segurança garantida.

O site da Central das Certidões é totalmente seguro e todas as informações compartilhadas nos pedidos são sigilosas.

As soluções da Central das Certidões utilizam computação em nuvem, o que permite que você acesse informações sobre o seu pedido a qualquer momento, em qualquer lugar e com total segurança.

Envio para o Brasil e exterior.

Para trazer ainda mais comodidade e praticidade a você, a Central das Certidões faz a entrega de documentos para cidades do Brasil e também para o exterior.

São mais de 180 países atendidos e o envio das certidões para destinos internacionais é feito através da empresa Fedex.

Sem preocupações com burocracia.

A Central das Certidões possui parcerias com mais de 12 mil cartórios, cuidando de toda a parte burocrática do processo de emissão de certidão para você.

Após fazer o seu pedido no site, o procedimento é totalmente resolvido pela equipe da Central das Certidões, que entra em contato com o cartório e cuida da emissão do documento desejado.

Quanto custa uma 2ª via de certidão do cartório de  registro civil.

É necessário pagar uma taxa para emitir a segunda via da certidão e esse valor não é padronizado, portanto, pode variar conforme a sua região.

No caso da Central das Certidões, é possível consultar o valor diretamente no site.

Basta informar os seguintes dados:

  • tipo de certidão que deseja emitir;
  • cartório onde foi originalmente registrada;
  • CEP para a entrega;
  • modalidade de envio de sua preferência.

Solicite a segunda via da certidão online agora mesmo.

Resumindo.

Ao longo deste conteúdo, você descobriu que as certidões de casamento, nascimento e óbito são alguns tipos de certidões de registro civil.

Os documentos são fundamentais para atestar mudanças civis na vida de qualquer pessoa e são solicitados em diversas ocasiões.

Por isso, é importante entender quando emitir a sua certidão e também como solicitar a segunda via, que traz informações atualizadas.

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Depois de finalizar essa leitura, você já sabe que esse procedimento pode ser muito simples, prático e rápido, basta acessar o site da Central das Certidões e fazer o seu pedido.

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