Certidão de Nascimento: passo a passo para tirar segunda via online.

certidão de nascimento

Está sem acesso a certidão de nascimento por algum motivo? Seja por perda, roubo ou extravio, emitir a segunda via é um processo prático e seguro para comprovar a autenticidade de um dos documentos mais importantes de qualquer cidadão.

A boa notícia é que você pode fazer o pedido pela internet, com muito mais comodidade. Para isso é só seguir as orientações que nós vamos compartilhar com você ao longo deste conteúdo.

Boa leitura. 

Certidão de nascimento: 8 passos para pedir a segunda via.

A certidão de nascimento é o nosso primeiro registro como cidadão, por isso é um dos documentos mais importantes emitidos ao longo da vida. 

Ela é necessária em diversos momentos, como no pedido de habilitação de casamento ou para solicitar a expedição da identidade, por exemplo. Portanto, é fundamental ter o documento sempre em mãos. 

Mesmo assim, os casos de perda, roubos e até mesmo desgaste do papel, são comuns. Diante dessas situações, é necessário emitir a segunda via do registro de nascimento. 

Independente do motivo, a possibilidade de pedir essa segunda via online é um grande benefício.

O processo garante mais praticidade, reduz a burocracia e evita que você precise se deslocar até um cartório para enfrentar filas. 

A solicitação online da segunda via pode ser feita no site da Central das Certidões, seguindo este passo a passo:

  • Acesse o site da Central das Certidões;
  • Clique no botão “Pedir certidão”, destacado na página inicial do site;
  • Agora é hora de preencher os seus dados pessoais
  • Depois é só clicar em “Avançar” para dar continuidade ao pedido;
  • Preencha todas as informações solicitadas e siga as orientações que aparecerão na tela;
  • Será preciso informar o cartório onde a certidão original foi emitida, por isso é importante ter a informação correta ao pedir a segunda via do documento;
  • Agora é necessário realizar o pagamento do serviço. Na Central das Certidões temos vários métodos de pagamento disponíveis para que você possa selecionar o mais prático para você;
  • Depois é só aguardar a chegada do documento no conforto da sua casa, dentro do prazo pré-determinado. 

Os valores do serviço variam de um estado para outro e também conforme a modalidade de entrega. Por isso, a nossa dica é fazer uma simulação rápida para saber o valor e o prazo para o serviço, antes mesmo de iniciar o processo de solicitação da segunda via. 

Para ter acesso a essa consulta, basta clicar no botão “Conhecer preços e prazos”, localizado na página inicial do site da Central das Certidões. Para realizar a simulação, precisamos das seguintes informações:

  • Estado onde a certidão está registrada;
  • Selecione a certidão de nascimento na aba Registro Civil.
  • Cidade e cartório onde a primeira via da certidão foi emitida;
  • Modalidade de entrega desejada e CEP do endereço de envio. 

É possível fazer o pagamento via boleto, cartão de crédito ou pelo PayPal. 

Após finalizar a simulação, você pode iniciar o preenchimento dos dados e dar entrada no pedido da segunda via. 

Vale destacar que a Central das Certidões envia certidões para todo o Brasil e também para o exterior, sempre buscando oferecer as melhores soluções para atender às suas necessidades. 

A entrega internacional é feita através da empresa FEDEX e já está disponível para mais de 200 países, incluindo Estados Unidos, Portugal, Alemanha e França. 

Como descobrir o cartório de nascimento.

Como explicamos no passo a passo acima, é necessário saber em qual cartório a certidão original foi emitida para pedir a segunda via do documento. 

Todos os dados registrados na certidão de nascimento ficam arquivados no cartório de registro civil responsável pela emissão de maneira definitiva. 

É preciso acessar esses registros para que seja possível expedir a segunda via, por isso é importante saber o nome da instituição. Nós temos uma dica simples para te ajudar a localizar o cartório de registro civil: consultar o verso do seu RG. 

Qualquer RG emitido depois de 2003 conta com informações do documento de origem. No campo “doc. de origem”, encontrado no verso do documento de identidade, você encontra o cartório que expediu a certidão, assim como dados do livro e da folha.

Caso a certidão tenha sido usada para emissão da carteira de trabalho, também é possível consultar a informação por lá, no campo descrito como “doc. origem”. 

A importância de informar o cartório correto. 

consultar certidão de nascimento online

Como falamos, é muito importante saber qual cartório emitiu a primeira via da certidão de nascimento para fazer o pedido de segunda via na Central das Certidões.

Não é possível expedir a nova via do registro sem essa informação. Caso você apresente o nome errado da instituição, o cartório vai emitir um documento chamado de certidão negativa de cartórios ou nada consta. 

Esse tipo de certidão atesta que os dados não foram encontrados nos registros arquivados do cartório, portanto não é possível ter acesso aos dados necessários para emitir a segunda via do documento.

A Central das Certidões está preparada para te orientar durante todo o processo de pedido e emissão da segunda via com total transparência, segurança e praticidade. 

Saiba como registrar a certidão de nascimento.

Quem vai fazer a certidão de nascimento pela primeira vez precisa comparecer a um cartório de registro civil devidamente autorizado para realizar o serviço. 

O documento deve ser emitido logo nos primeiros 15 dias de vida do bebê pelos pais e a primeira via é gratuita, direito garantido pela lei federal 9.534/1997. Para expedir a primeira via, é necessário apresentar os seguintes documentos no cartório:

  • Declaração de Nascido Vivo, a DNV;
  • Certidão de casamento ou documento de identidade original dos pais, caso o casal não seja casado;
  • Pais menores de 16 anos devem comparecer ao cartório de registro civil acompanhados dos tutores legais.

Vale destacar que a documentação solicitada pode ser diferente em algumas situações, como nos casos de partos realizados em domicílio, por exemplo. Os prazos para o registro também podem mudar de acordo com algumas condições. 

Se o cartório fica a mais de 30 quilômetros do local de nascimento, por exemplo, os pais têm um prazo estendido de até três meses após a data de nascimento para registrar o bebê. 

Uma vez registrado, os pais saem do cartório de registro civil com a certidão física, emitida em papel oficial com todos os dados da criança, como filiação, nome e sobrenome, local e hora de nascimento, e nacionalidade. 

Acesse o nosso artigo sobre registro de nascimento para entender melhor o processo. 

Como atualizar certidão de nascimento.

Caso precise atualizar ou corrigir algum dado na certidão de nascimento, você deverá buscar o cartório responsável pela emissão da primeira via do documento.

Diferença entre registro civil de nascimento x certidão de nascimento.

Muita gente confunde o registro civil de nascimento com a certidão de nascimento e apesar dos termos serem parecidos, os dois têm características e funções diferentes.

A certidão de nascimento é aquele papel oficial que você leva para casa, já o registro civil de nascimento fica no cartório. 

Os dois vão carregar dados como filiação, nome e sobrenome, local, data e hora de nascimento, mas a certidão será o documento oficial apresentado por você sempre que necessário, enquanto o registro civil de nascimento funciona mais como um arquivo para consultas futuras. 

Um é tão importante quanto o outro. É a partir do registro que você consegue comprovar a autenticidade da certidão de nascimento e também coletar os dados para emissão da segunda via, caso seja preciso. 

Ainda falando sobre a certidão de nascimento, é essencial entender que existem dois modelos do documento: simplificada e de inteiro teor.

A simplificada é aquele modelo mais conhecido, que relata os dados de um acontecimento – neste caso, o nascimento. Nela, constam informações como nome e sobrenome, filiação, local e data de nascimento.

Já a certidão de inteiro teor traz todos os dados registrados em cartório no formato de texto corrido. 

Ou seja, todos os dados que estão no livro de registros serão descritos em um único papel, desde as informações da certidão simplificada até outros dados como reconhecimento de paternidade ou maternidade, casamento e divórcio.

Na Central das Certidões você pode emitir a segunda via dos dois modelos de certidão, tanto a simplificada como a certidão de inteiro teor. 

Resumindo.

Sem dúvidas, o registro de nascimento é um dos nossos documentos mais importantes, por isso é importante mantê-lo sempre bem guardado. 

Contudo, como vimos ao longo deste conteúdo, existem vários fatores que trazem a necessidade de pedir a segunda via da certidão de nascimento. A boa notícia é que a solicitação pode ser feita de maneira muito mais prática pela internet. 

No site da Central das Certidões, você consegue emitir tanto a certidão simplificada como a certidão de inteiro teor sem precisar enfrentar as filas e burocracias do cartório.

Seguindo o passo a passo compartilhado neste artigo, você faz a solicitação com agilidade e total segurança. Depois é só aguardar o documento chegar até a sua casa, inclusive no exterior. Simples assim. 

Peça a segunda via da certidão de nascimento sem sair de casa!

0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários