Certidão de casamento: como obter segunda via online [passo a passo].

certidão de casamento

A união entre duas pessoas é algo inspirador, mas vale lembrar que, também, existem burocracias nisso. É preciso registar a junção em papel, o que pede muita atenção. É exatamente aqui que entra a emissão da certidão de casamento.

Esse documento será o responsável por comprovar a validade da união civil perante a lei. Por isso, o casal precisa entender como ele funciona e, uma vez emitido, passa a ser o documento principal para concretizar diversos atos da vida civil do casal.

Apesar disso, sabemos que a certidão pode se perder e, até mesmo, ser danificada ao longo dos anos. 

Pensando nisso, a Central de Certidões reuniu informações para você poder cuidar mais ou, ainda, ter uma segunda via do documento.

Este conteúdo, então, é um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o registro de casamento: desde o processo de emissão até o pedido da segunda via online. 

Aproveite a leitura! 

Peça a segunda via da sua certidão sem sair de casa!

O que é certidão de casamento.

o que é certidão de casamento

A certidão de casamento é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil com o objetivo de comprovar a união civil entre duas pessoas. 

O registro traz informações sobre o casal e, também, descreve o regime de bens definido para o casamento, como a comunhão total ou a comunhão parcial de bens

Veja quem pode casar:

  • maiores de 18 anos solteiros;
  • pessoas entre 16 e 18 anos, desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis;
  • menores de 16 anos podem se casar apenas com autorização judicial.

Agora, que esclarecemos o que é o certidão de casamento, podemos nos aprofundar mais no assunto. Continue por aqui!

Para que serve certidão de casamento.

A união civil só é válida perante a lei quando a cerimônia foi celebrada por um juiz de paz, e o registro de casamento serve para comprovar que isso aconteceu.

Além de atestar a comunhão entre as duas pessoas, o documento descreve direitos e deveres do casal.

No Brasil, por exemplo, o artigo 235 do Código Penal define a bigamia ou a poligamia (a realização de um novo casamento sem ter dissolvido a união civil anterior) como crime.

Por isso, manter o regime de monogamia é um dever, assim como seguir o regime de bens acordado entre o casal. 

Outro ponto importante é que o registro de casamento pode substituir a certidão de nascimento em alguns casos, como no processo de compra de imóveis, por exemplo.

Isso porque o documento traz informações mais atualizadas de registro. Contudo, vale esclarecer que um registro não anula o outro: as duas certidões continuam válidas. 

Como é uma certidão de casamento.

Para quem nunca viu uma certidão, que comprova união do casal, vamos à descrição… Esse tipo de documento é basicamente uma folha com vários campos para preenchimento dos dados pessoais do casal. 

As informações expostas são essas: 

  • nomes completos;
  • números de CPF;
  • número de matrícula do documento;
  • nomes completos de solteiros;
  • datas de nascimento;
  • nacionalidades;
  • naturalidades;
  • filiações;
  • data de registro do casamento;
  • nomes atualizados pós-casamento (se o casal preferiu assim); 
  • observações e averbações;
  • anotações de cadastro do primeiro cônjuge;
  • anotações de cadastro do segundo cônjuge. 

Saiba quando tirar a certidão de casamento.

A certidão é emitida logo após a celebração do casamento. 

Vale destacar que, se houver alguma mudança no nome, como a inclusão do sobrenome do par, será necessário alterar todos os documentos para mantê-los atualizados.

Caso a certidão sofra algum dano com o passar dos anos, seja perdida ou roubada, você pode emitir a segunda via de maneira bem prática.

Vamos falar mais sobre a segunda via da certidão ainda neste post, mas antes vamos compartilhar os documentos solicitados pelo cartório para emitir a primeira via. 

Documentos necessários para emitir certidão de casamento.

Lembra quando falamos que a união civil só é válida se a celebração do casamento for realizada por um juiz de paz? Para conseguir isso, você pode se casar no cartório ou pedir uma autorização para que a cerimônia aconteça em outro local com a presença do juiz. 

Isso é essencial para que a certidão da união possa ser emitida. Além disso, veja quais documentos devem ser apresentados, ou seja, o que precisa para tirar certidão de nascimento:

  • documento de identidade com foto do casal;
  • CPF original;
  • certidão de nascimento atualizada.

Caso uma das partes seja divorciada ou viúva, é preciso apresentar também:

  • certidão de casamento atualizada com averbação do divórcio;
  • certidão atualizada com averbação de óbito ou certidão de óbito original. 

Além desses documentos, é preciso a assinatura de duas testemunhas, que podem ser, familiares (exceto pai e mãe dos noivos) ou amigos, por exemplo.

As testemunhas precisam ser maiores de 18 anos e também devem apresentar um documento de identidade com foto no Cartório de Registro Civil. 

Como pedir a segunda via da certidão de casamento online.

segunda via da certidão de casamento online

Agora, vamos falar sobre a segunda via da certidão: seja por perda, desgaste pelo tempo ou, até mesmo, roubo do documento, emitir uma nova via é fundamental.

A boa notícia é que dá para pedir a segunda via da certidão de casamento pela internet. Isso mesmo… O processo é bem simples e pode ser realizado no site da Central das Certidões, sem que você precise ir até o cartório. 

Veja esse passo a passo para saber como pedir a segunda via da sua certidão online:

Acesse o site.

O primeiro passo para pedir a segunda via da sua certidão online é simples: acessar o site da Central das Certidões

Logo na página inicial do site da Central das Certidões você encontrará o botão “Pedir certidão”. Clique nele para iniciar o pedido.

Informe o tipo de certidão.

A Central das Certidões trabalha com diversos tipos de certidões e registros, por isso é importante selecionar a opção “certidão de casamento” ao fazer o seu pedido.

Preencha os dados necessários.

Para que seja possível encontrar os registros da união civil, você deve informar o nome do cartório onde o documento original foi feito.

Além disso, é preciso preencher alguns dados para que a equipe da Central das Certidões possa te manter informado sobre o andamento do seu pedido.

Escolha a opção de envio.

O pedido é feito online e a segunda via da certidão é entregue diretamente na sua casa ou no endereço desejado. 

Para isso, uma das primeiras etapas do processo no site da Central das Certidões é escolher a forma de envio do documento, que pode inclusive ser feito via Sedex para maior agilidade na entrega. 

Confirme os dados.

Pronto, agora chegamos à última etapa: a confirmação de dados. Verifique se preencheu todas as informações de contato e as relacionadas à certidão corretamente.

Confirme também os dados de envio e do método de pagamento escolhido por você. 

Pronto, agora é só aguardar o documento chegar até a sua casa. 

Por que pedir segunda via da certidão com a Central das Certidões.

Agora você já sabe como emitir a segunda via da certidão online, mas vamos compartilhar a seguir algumas das muitas vantagens de fazer o pedido pela Central das Certidões.

Pedido prático.

Pedir pela Central das Certidões é um processo bem prático e rápido, como você pode visualizar com o passo a passo compartilhado neste conteúdo. 

Em apenas alguns minutos, o pedido é concluído e você não precisa se preocupar com a burocracia. 

A equipe da Central das Certidões cuida de tudo para você, até que o documento chegue em suas mãos.

Solicitação online. 

Como você já sabe, o pedido da segunda via da certidão pela Central das Certidões é totalmente online.

Isso é uma ótima solução para quem mora longe do cartório onde a certidão original foi emitida ou para quem não tem muito tempo para ir até o local. 

A possibilidade de realizar o pedido pela internet economiza tempo e deixa tudo muito mais prático, já que você pode resolver tudo sem sair do conforto da sua casa. 

Processo seguro.

segunda via da certidão de casamento

Outra vantagem oferecida pela Central das Certidões é a segurança e a transparência em seus processos. 

Todos os dados são protegidos e o site conta com sistema de segurança, assim como suporte para esclarecer qualquer dúvida ou te ajudar a qualquer momento do processo. 

Envio para o Brasil e exterior.

Falamos sobre escolher o seu método de envio e sobre a possibilidade de optar pelo Sedex, mas a Central das Certidões ainda tem mais uma vantagem: entrega para mais de 200 países no exterior.

O envio é feito pela empresa FEDEX com total segurança, garantindo o acesso a documentação mesmo para quem mora fora do Brasil. 

Clique aqui para solicitar a 2ª via da sua certidão de casamento online e receba o documento na sua casa!

Qual o valor de uma certidão de casamento. 

A certidão emitida logo após a cerimônia, tem um custo, mas não existe um valor padrão — por isso, ele pode variar de um estado para outro.

O ideal é perguntar quanto custa uma certidão de casamento diretamente ao cartório, assim que solicitar a habilitação para o casamento civil. 

Caso queira realizar o casamento com juiz de paz fora do cartório (também chamado de casamento em diligência), a taxa será diferente. 

Há uma taxa diferente também para os pedidos de segunda via do registro de casamento. 

Na Central das Certidões você pode simular o valor e também o prazo para emissão do documento. 

Para isso, basta clicar no botão “Pedir certidão”, localizado na página inicial do site, sobre o qual falamos no passo a passo para solicitar a segunda via. 

Selecione o tipo de certidão desejada e informe o estado e a cidade do cartório onde a certidão está registrada.

Depois, escolha o tipo de envio (carta registrada, Sedex ou envio internacional) e preencha o seu CEP. Após preencher essas informações, você conseguirá consultar valores (preço da emissão e frete), além do prazo de entrega.

Quando precisa da certidão de casamento atualizada?

A certidão de casamento precisa ser atualizada, caso a via original esteja com: 

  • rasuras;
  • letras já ilegíveis; 
  • sinais de desgaste, no geral (por conta do passar do tempo mesmo).

Clique aqui para solicitar a 2ª via da sua certidão de casamento online e receba o documento na sua casa!

Resumindo.

O casamento é um momento de celebração, alegria e união, mas que ainda envolve algumas burocracias. 

Logo após a celebração, a certidão de casamento é emitida para comprovar a validade da união perante a lei. 

Como você pode observar neste conteúdo, emitir o documento é bem simples: basta apresentar documentos de identidade do casal e das testemunhas.

Sabemos que, em algum momento, pode ser necessário pedir a segunda via desse documento e agora você já sabe que tem a opção de fazer isso online.

Para isso, basta acessar o site da Central das Certidões e deixar a equipe cuidar de toda a parte burocrática para você. 

O pedido é rápido e a certidão é enviada para a sua casa, no Brasil ou no exterior.

Peça a segunda via da sua certidão e receba o documento em casa!

0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários