Certidão de casamento: como obter segunda via online [passo a passo].

Certidão-de-casamento-como-obter-segunda-via-online-[passo-a-passo].

A união entre duas pessoas é algo inspirador, mas vale lembrar que, também, existem burocracias nisso. É preciso registar a junção em papel, pedindo muita atenção. É exatamente aqui que entra a emissão da certidão de casamento.

Esse documento será o responsável por comprovar a validade da união civil perante a lei. Por isso, o casal precisa entender como ele funciona e, uma vez emitido, passa a ser o documento principal para concretizar diversos atos da vida civil do casal.

Apesar disso, sabemos que a certidão de casamento pode se perder e, até mesmo, ser danificada ao longo dos anos. 

Pensando nisso, a Central de Certidões reuniu informações para você poder cuidar mais ou, ainda, ter uma segunda via do documento.

Este conteúdo, então, é um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o registro de casamento: desde o processo de emissão até o pedido da segunda via online. 

Aproveite a leitura! 

Peça a segunda via da sua certidão sem sair de casa!

O que é certidão de casamento.

A certidão de casamento é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil para comprovar a união civil entre duas pessoas. 

O registro traz informações sobre o casal e, também, descreve o regime de bens definido para o casamento, como a comunhão total ou a comunhão parcial de bens

Veja quem pode casar:

  • maiores de 18 anos solteiros;
  • pessoas entre 16 e 18 anos, desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis;
  • menores de 16 anos podem se casar apenas com autorização judicial.

Agora, que esclarecemos o que é a certidão de casamento, podemos nos aprofundar mais no assunto. Continue por aqui!

Para que serve certidão de casamento.

A união civil só é válida perante a lei quando a cerimônia foi celebrada por um juiz de paz, e o registro de casamento permite comprovar que isso aconteceu.

Além de atestar a comunhão entre as duas pessoas, o documento descreve direitos e deveres do casal.

No Brasil, por exemplo, o artigo 235 do Código Penal define a bigamia ou a poligamia (a realização de um novo casamento sem ter dissolvido a união civil anterior) como crime.

Por isso, manter o regime de monogamia é um dever, assim como seguir o regime de bens acordado entre o casal. 

Outro ponto importante é que o registro de casamento pode substituir a certidão de nascimento em alguns casos, como no processo de compra de imóveis, por exemplo.

Isso porque o documento traz informações mais atualizadas de registro. Contudo, vale esclarecer que um registro não anula o outro: as duas certidões continuam válidas. 

Como é uma certidão de casamento.

Para quem nunca viu uma certidão, que comprova união do casal, vamos à descrição… Esse tipo de documento é basicamente uma folha com vários campos para preenchimento dos dados pessoais do casal. 

As informações expostas são essas: 

  • nomes completos;
  • números de CPF;
  • número de matrícula do documento;
  • nomes completos de solteiros;
  • datas de nascimento;
  • nacionalidades;
  • naturalidades;
  • filiações;
  • data de registro do casamento;
  • nomes atualizados pós-casamento (se o casal preferiu assim); 
  • observações e averbações;
  • anotações de cadastro do primeiro cônjuge;
  • anotações de cadastro do segundo cônjuge. 

Saiba quando tirar a certidão de casamento.

A certidão é emitida logo após a celebração do casamento. 

Vale destacar que, se houver alguma mudança no nome, como a inclusão do sobrenome do par, será necessário alterar todos os documentos para mantê-los atualizados.

Caso a certidão sofra algum dano com o passar dos anos, seja perdida ou roubada, você pode emitir a segunda via de maneira bem prática.

Vamos falar mais sobre a segunda via da certidão ainda neste post, mas antes vamos compartilhar os documentos solicitados pelo cartório para emitir a primeira via. 

Documentos necessários para emitir certidão de casamento.

Lembra quando falamos que a união civil só é válida se a celebração do casamento for realizada por um juiz de paz? Para conseguir isso, você pode se casar no cartório ou pedir uma autorização para que a cerimônia aconteça em outro local com a presença do juiz. 

Isso é essencial para que a certidão da união possa ser emitida. Além disso, veja quais documentos devem ser apresentados, ou seja, o que precisa para tirar certidão de nascimento:

  • documento de identidade com foto do casal;
  • CPF original;
  • certidão de nascimento atualizada.

Caso uma das partes seja divorciada ou viúva, é preciso apresentar também:

  • certidão de casamento atualizada com averbação do divórcio;
  • certidão atualizada com averbação de óbito ou certidão de óbito original. 

Além desses documentos, é preciso a assinatura de duas testemunhas, que podem ser, familiares (exceto pai e mãe dos noivos) ou amigos, por exemplo.

As testemunhas precisam ser maiores de 18 anos e também devem apresentar um documento de identidade com foto no Cartório de Registro Civil. 

Como pedir a segunda via da certidão de casamento online.

Agora, vamos falar sobre a segunda via da certidão: seja por perda, desgaste pelo tempo ou, até mesmo, roubo do documento, emitir uma nova via é fundamental.

A boa notícia é que dá para pedir a segunda via da certidão de casamento pela internet. Isso mesmo… O processo é bem simples e pode ser realizado no site da Central das Certidões, sem que você precise ir até o cartório. 

Veja esse passo a passo para saber como pedir a segunda via da sua certidão online:

Acesse o site.

O primeiro passo para pedir a segunda via da sua certidão online é simples: acessar o site da Central das Certidões

Logo na página inicial do site da Central das Certidões você encontrará o botão “Pedir certidão”. Clique nele para iniciar o pedido.

Informe o tipo de certidão.

A Central das Certidões trabalha com diversos tipos de certidões e registros; por isso, é importante selecionar a opção “certidão de casamento” ao fazer o seu pedido.

Preencha os dados necessários.

Para ser possível encontrar os registros da união civil, você deve informar o nome do cartório onde o documento original foi feito.

Além disso, é preciso preencher alguns dados para que a equipe da Central das Certidões possa te manter informado sobre o andamento do seu pedido.

Escolha a opção de envio.

O pedido é feito online e a segunda via da certidão é entregue diretamente na sua casa ou no endereço desejado. 

Para isso, uma das primeiras etapas do processo no site da Central das Certidões é escolher a forma de envio do documento, que pode inclusive ser feito via Sedex para maior agilidade na entrega. 

Confirme os dados.

Pronto, agora chegamos à última etapa: a confirmação de dados. Verifique se preencheu todas as informações de contato e as relacionadas à certidão corretamente.

Confirme também os dados de envio e do método de pagamento escolhido por você. 

Pronto, agora é só aguardar o documento chegar até a sua casa. 

Por que pedir segunda via da certidão com a Central das Certidões.

Agora você já sabe como emitir a segunda via da certidão online, compartilhamos a seguir algumas das muitas vantagens de fazer o pedido pela Central das Certidões.

Pedido prático.

Pedir pela Central das Certidões é um processo bem prático e rápido, como você pode visualizar com o passo a passo compartilhado neste conteúdo. 

Em apenas alguns minutos, o pedido é concluído e você não precisa se preocupar com a burocracia. 

A equipe da Central das Certidões cuida de tudo para você, até que o documento chegue em suas mãos.

Solicitação online. 

Como você já sabe, o pedido da segunda via da certidão pela Central das Certidões é totalmente online.

Isso é uma ótima solução para quem mora longe do cartório onde a certidão original foi emitida ou para quem não tem muito tempo para ir até o local. 

A possibilidade de realizar o pedido pela internet economiza tempo e deixa tudo muito mais prático, já que você pode resolver tudo sem sair do conforto da sua casa. 

Processo seguro.

Outra vantagem oferecida pela Central das Certidões é a segurança e a transparência em seus processos. 

Todos os dados são protegidos e o site conta com sistema de segurança, assim como suporte para esclarecer qualquer dúvida ou te ajudar a qualquer momento do processo. 

Envio para o Brasil e exterior.

Falamos sobre escolher o seu método de envio e sobre a possibilidade de optar pelo Sedex, mas a Central das Certidões ainda tem mais uma vantagem: entrega para mais de 200 países no exterior.

O envio é feito pela empresa FEDEX com total segurança, garantindo o acesso à documentação mesmo para quem mora fora do Brasil. 

Clique aqui para solicitar a 2ª via da sua certidão de casamento online e receba o documento na sua casa!

Qual o valor de uma certidão de casamento. 

A certidão emitida logo após a cerimônia, tem um custo, mas não existe um valor padrão — por isso, ele pode variar de um estado para outro.

O ideal é perguntar quanto custa uma certidão de casamento diretamente ao cartório, assim que solicitar a habilitação para o casamento civil. 

Caso queira realizar o casamento com juiz de paz fora do cartório (também chamado de casamento em diligência), a taxa será diferente. 

Há uma taxa diferente também para os pedidos de segunda via do registro de casamento. 

Na Central das Certidões você pode simular o valor e também o prazo para emissão do documento. 

Para isso, basta clicar no botão “Pedir certidão”, localizado na página inicial do site, sobre o qual falamos no passo a passo para solicitar a segunda via. 

Selecione o tipo de certidão desejada e informe o estado e a cidade do cartório onde a certidão está registrada.

Depois, escolha o tipo de envio (carta registrada, Sedex ou envio internacional) e preencha o seu CEP. Após preencher essas informações, você conseguirá consultar valores (preço da emissão e frete), além do prazo de entrega.

Quando precisa da certidão de casamento atualizada?

A certidão de casamento precisa ser atualizada, caso a via original esteja com: 

  • rasuras;
  • letras já ilegíveis; 
  • sinais de desgaste, no geral (por conta do passar do tempo mesmo).

Clique aqui para solicitar a 2ª via da sua certidão de casamento online e receba o documento na sua casa!

Resumindo.

O casamento é um momento de celebração, alegria e união, mas que ainda envolve algumas burocracias. 

Logo após a celebração, a certidão de casamento é emitida para comprovar a validade da união perante a lei. 

Como você pode observar neste conteúdo, emitir o documento é bem simples: basta apresentar documentos de identidade do casal e das testemunhas.

pedir_certidao

Sabemos que, em algum momento, pode ser necessário pedir a segunda via desse documento e agora você já sabe que tem a opção de fazer isso online.

Para isso, basta acessar o site da Central das Certidões e deixar a equipe cuidar de toda a parte burocrática para você. 

O pedido é rápido e a certidão é enviada para a sua casa, no Brasil ou no exterior.

Peça a segunda via da sua certidão e receba o documento em casa!

0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
4 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais velho
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários