Saiba como tirar a segunda via de documentos.

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Quem já passou pela situação de não encontrar um documento importante, sabe bem a dor de cabeça que isso pode gerar. A boa notícia é que isso é facilmente resolvido com a segunda via de documentos.

Documentos como a certidão de nascimento, o RG e a certidão de casamento são fundamentais em diversas atividades. 

Se você pedir um cartão de crédito, por exemplo, vai precisar apresentar um documento de identidade. Já se for solicitar um financiamento imobiliário com o seu cônjuge, precisará apresentar a certidão de casamento.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para explicar como funcionam os pedidos de segunda via dos principais documentos e contar quais podem ser emitidos online.

Aproveite a leitura.

Em quais situações você precisa da segunda via de documentos.

A segunda via de documentos é uma cópia oficial dos registros originais, feita quando a primeira via torna-se inutilizável ou inacessível por algum motivo.

Existem diversos fatores que despertam a necessidade de emitir uma nova via da documentação. Veja a seguir quais são as principais situações. 

Perda.

Uma das causas mais comuns para solicitar a segunda via de um documento é a perda.

Seja em meio a mudança de casa, no dia a dia ou após apresentar o documento em algum lugar, quem nunca passou por isso, não é mesmo?

Dependendo do documento, é necessário informar a perda por meio de um boletim de ocorrência (B.O), para evitar que outra pessoa se passe por você. 

Roubo.

Outra situação comum é o roubo ou furto de documentos, principalmente aqueles que costumamos carregar na bolsa ou na carteira, como o RG e a CNH.

Assim que notar a falta de um documento, também é preciso fazer o registro de um boletim de ocorrência para prevenir casos de fraude.

Rasura.

Caso um documento seja rasgado, rasurado ou danificado de qualquer forma, sua aceitação pelas instituições pode ser comprometida.

Muitos locais só aceitam certidões e outras documentações intactas por uma questão de segurança. 

Portanto, lembre-se de tirar a segunda via para atualizar seus documentos danificados e evitar problemas na hora de apresentá-los.

Validade.

Outro motivo para tirar a segunda via de documentos é a validade. O RG, por exemplo, tem foto e ela precisa estar atualizada para que o registro seja válido.

Além do RG, a questão da validade também recai sobre o registro de nascimento em algumas situações, como o pedido de passaporte ou autorização para casamento.

Nestes casos, é preciso emitir a certidão de nascimento atualizada, um documento com validade de 90 dias que traz as informações mais recentes do registro original.

Ou seja, se houve alguma mudança civil na sua vida, como alteração de sobrenome ou divórcio, ela será descrita na certidão atualizada.

Como tirar a segunda via de documentos.

Se você passou por alguma das situações apresentadas acima, a segunda via é a solução. Contudo, o processo para solicitar uma nova via varia um pouco de um documento para outro.

Alguns devem ser solicitados diretamente no órgão responsável, enquanto outros oferecem a opção de pedido pela internet. 

Entenda como tirar a segunda via de documentos a seguir. 

Segunda via certidão de nascimento.

A certidão de nascimento é o primeiro documento que nos registra como cidadãos e é fundamental em diversas situações, como no casamento, por exemplo.

Emitir a segunda via desse registro é muito simples e pode ser solicitada pela internet, no site da Central das Certidões. 

Para pedir uma nova via, é preciso compartilhar algumas informações, como:

  • nome completo;
  • estado onde a certidão original foi registrada;
  • cidade e nome do cartório onde o documento foi emitido. 

Ainda neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa fazer para solicitar a sua certidão pelo site da Central das Certidões, então continue a leitura até o final para saber mais.

Segunda via da identidade.

O RG é um dos principais documentos de identidade dos cidadãos brasileiros. Inclusive, é necessário apresentá-lo para poder emitir outros documentos, como o CPF, a CNH e o título eleitoral, por exemplo.

Para pedir a segunda via, você deve fazer uma solicitação na Secretaria de Segurança Pública (SSP) do seu estado ou ainda ir até uma unidade do Poupatempo.

Veja qual documentação é necessária:

  • certidão de nascimento original ou cópia simples;
  • 2 fotos 3×4 recentes (em alguns locais, elas podem ser tiradas na hora);
  • caso o documento tenha sido roubado, é preciso apresentar também o boletim de ocorrência original ou cópia simples.

Existe uma taxa para emissão e envio desse documento, mas ela não é padrão, variando de um estado para outro. 

Segunda via do título de eleitor.

No caso do título de eleitor, é preciso ir até um cartório ou posto eleitoral. Para ser atendido, é necessário fazer um agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral.

Confira quais documentos você deve apresentar para emitir a segunda via do título eleitoral:

  • documento de identidade, como RG ou CNH;
  • comprovante de endereço recente (últimos 3 meses);
  • homens entre 18 e 45 anos também precisam comprovante de quitação do serviço militar.

A emissão da segunda via é gratuita para quem estiver em dia com a Justiça Eleitoral. Além de solicitar a segunda via impressa, é possível usar a versão digital do documento pelo aplicativo e-Título.

Se você deixou de votar ou justificar a falta nas últimas eleições, é preciso pagar uma multa antes de fazer a segunda via.

Segunda via certidão de casamento.

Assim como acontece com o registro de nascimento, a segunda via da certidão de casamento também pode ser emitida no site da Central das Certidões.

O documento original é emitido logo após a celebração do casamento e é fundamental para comprovar a união de duas pessoas perante a lei. 

Caso você precise da segunda via, o processo é bem simples, basta informar o cartório onde a via original foi registrada. 

Já que a solicitação pode ser feita pela internet, você consegue solicitar a nova certidão mesmo que não more na mesma cidade onde o registro original foi feito. 

Assim que a segunda via é emitida, a Central das Certidões envia o documento para o endereço escolhido por você. 

Segunda via certidão de óbito.

A segunda via da certidão de óbito está entre os documentos mais pedidos na Central das Certidões. 

Essa certidão é muito importante para cancelar documentos após o falecimento de uma pessoa, dar andamento no processo de inventário ou ainda para garantir benefícios como a pensão por morte.

Por isso, em caso de perda ou danos na certidão original, será preciso solicitar a segunda via. 

Esse pedido também é feito pelo site da Central das Certidões de maneira prática, rápida e totalmente segura. 

A seguir, vamos compartilhar com você um pouco mais sobre a solicitação pela internet e explicar como funciona o processo.

Como tirar segunda via de documentos com a Central das Certidões.

Criada para trazer mais praticidade a sua vida, a Central das Certidões foi pioneira no serviço de solicitação e entrega de certidões no Brasil.

A empresa faz a ponte entre você e o cartório, e para isso basta fazer o seu pedido online, diretamente no site da Central das Certidões.

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Ao acessar a página inicial, você só precisa clicar em “Pedir certidão”, preencher o formulário de solicitação, escolher a modalidade de entrega e pronto.

Depois disso, a equipe da Central das Certidões cuida de tudo até que o documento chegue em suas mãos. 

Veja os documentos mais pedidos na Central das Certidões:

  • certidão de nascimento;
  • certidão de casamento;
  • certidão de óbito.

Já são mais de 1 milhão de certidões emitidas em mais de 15 anos de atuação no mercado, com envios para o Brasil e para o exterior.

Vale destacar que os documentos de identificação, como RG, CPF e título de eleitor, não podem ser solicitados no site. 

Caso você precise da segunda via de algum desses registros, deve solicitá-la diretamente nos órgãos responsáveis. Outra opção é ir até um cartório de registro civil. 

Desde 2017, a lei 13.484/2017 permite que cartórios de registro civil emitam esses documentos de identificação, exceto o título eleitoral, que ainda deve ser feito no cartório eleitoral.

Peça a segunda via da sua certidão online sem sair de casa.

Resumindo.

No artigo de hoje, você conheceu os principais motivos para emitir a segunda via de um documento e também descobriu como funciona a solicitação para os principais registros.

Além disso, compartilhamos com você toda documentação que pode ter a segunda via solicitada online, como a certidão de nascimento, de casamento e de óbito.

Nestes casos, o processo é bem mais simples, prático e rápido, e você nem precisa sair de casa para resolver essa burocracia.

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Como você viu neste conteúdo, a equipe da Central das Certidões cuida de tudo para você, desde a conexão com o cartório até a entrega da certidão na sua casa. 

Agora que você já sabe dessa facilidade, é só entrar no site da Central das Certidões e fazer o seu pedido. 

Se tiver alguma dúvida sobre o processo, nossa equipe está preparada para te ajudar a qualquer momento.

Peça a segunda via da sua certidão online sem sair de casa.

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