Certidão de nascimento atualizada: em que situações tirar.

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Como o nome já revela, a certidão de nascimento atualizada apresenta os dados mais recentes do registro original.

O uso desse documento é mais comum do que se imagina; por isso, é importante entender para que ele serve e qual a sua importância. 

De maneira geral, a certidão atualizada garante mais segurança e evita problemas em diversas situações, como compra e venda de imóveis e casamento.

Para entender o que é esse documento, como solicitá-lo e saber quando é necessário atualizar a sua certidão de nascimento é só continuar a leitura deste artigo conosco.

Peça sua certidão atualizada sem sair de casa. 

O que é a certidão de nascimento atualizada.

A certidão de nascimento atualizada inclui informações mais recentes no documento original. Essa habilitação tem um prazo de validade de 90 dias.

Qualquer mudança que acontece na sua vida, como casamento ou divórcio, por exemplo, é descrita na certidão de nascimento. 

Contudo, em algumas situações, pode ser necessário emitir uma versão atualizada do documento. 

Essa versão tem data de expedição mais recente para verificar se houve alguma alteração no registro original.

Se você mudou de nome, gênero ou alterou seu estado civil, por exemplo, a certidão atualizada tem a função de comprovar essas modificações. 

Importância da certidão de nascimento atualizada.

Atualizar o seu registro de nascimento é importante para apresentar possíveis alterações realizadas no documento original, como mudança de estado civil, por exemplo.

Lembra quando falamos que a certidão atualizada só é válida por 90 dias? 

Isso é uma forma de garantir a segurança do processo e acontece porque essa nova versão não substitui a documentação original. 

A sua certidão de nascimento original não tem um prazo de validade, portanto, não precisa de renovação periódica, como acontece com o RG, por exemplo.

Por isso, aquela primeira via emitida pelos seus pais no Cartório de Registro Civil, assim que você nasceu, pode ser utilizada ao longo da sua vida normalmente, independente de qualquer mudança. 

Isso porque a cada alteração, uma averbação é feita no registro original para incluir a nova informação e assim manter o documento conforme a sua situação civil atual. 

Ao pedir uma segunda via da certidão de nascimento, por exemplo, todas as averbações já registradas em cartório constarão no documento.

Já o modelo atualizado só é utilizado em algumas situações específicas e serve apenas para comprovar dados que não estavam presentes naquele primeiro registro.

A seguir, vamos explicar em quais momentos é necessário apresentar essa outra versão do documento.

Em que situações tirar a certidão de nascimento atualizada.

A atualização da certidão de nascimento pode ser solicitada em momentos como:

  • casamento;
  • compra e venda de imóveis;
  • financiamentos ou empréstimos;
  • emissão de passaporte.

O casamento é a situação mais comum em que a atualização da certidão de nascimento se faz necessária.

Quando uma pessoa vai casar, é preciso atestar se existe alguma alteração na certidão original de nascimento. 

A consulta vai indicar se a pessoa é divorciada, viúva ou até mesmo se está casada em outra comarca, ou seja, em outro distrito judicial. 

Outro momento em que pode ser necessário fazer a atualização do registro de nascimento é para emitir o passaporte. 

Se houver alguma mudança no sobrenome, por exemplo, é importante atestar a alteração para conseguir o passaporte. 

O processo de compra ou financiamento de imóveis também pode exigir uma certidão atualizada para verificar a existência de averbações. 

Como emitir certidão de nascimento atualizada.

O processo para emitir a versão atualizada da sua certidão de nascimento é bem simples e pode ser feito online no site da Central das Certidões.

Veja abaixo como funciona o pedido.

Acesse a página de pedidos na Central das Certidões.

Assim que você entra no site da Central das Certidões, já encontra o botão “Pedir certidão”.

Clique nele para acessar a página de pedidos e preencher um formulário rápido para a sua solicitação.

Preencha algumas informações de contato

Na primeira etapa do pedido, serão pedidos alguns dados como nome completo e e-mail.

Essas informações são utilizadas para mantê-lo atualizado sobre o andamento do seu pedido.

O processo é totalmente seguro e os dados compartilhados ficam protegidos. 

Informe dados sobre a certidão

Nesta página, selecione o tipo de certidão desejado e depois preencha informações sobre o documento original.

A Central das Certidões faz o contato direto com o cartório e cuida de toda a burocracia para você. Para isso, é preciso informar alguns dados sobre o documento.

Nome completo e cartório onde o registro de nascimento foi feito são duas informações essenciais. 

O modelo atualizado emitido pela Central das Certidões apresenta os dados registrados no livro do cartório. 

Caso você precise fazer correções ou incluir alguma alteração recente na certidão de nascimento, é preciso ir até o Cartório de Registro Civil pessoalmente. 

Assim que as informações estiverem atualizadas no registro do cartório, o documento atualizado pode ser emitido pelo site. 

Escolha a modalidade de envio

O próximo passo já é um dos últimos antes de completar o seu pedido: escolher o método de envio da sua documentação.

A Central das Certidões não só cuida da comunicação com o cartório, como também leva a sua certidão até você. 

Para isso, você deve informar dados para a entrega, como cidade, endereço e modalidade de envio.

É possível escolher a opção Sedex, caso tenha urgência em receber o documento.

Além dos envios para as cidades brasileiras, a Central das Certidões também realiza entregas para o exterior. 

São mais de 200 países atendidos por meio do sistema de envio da empresa Fedex. 

Confirme os dados do pedido

Agora que você já preencheu todas as informações necessárias, lembre-se de confirmar tudo antes de pagar e concluir o seu pedido.

Cheque os dados pessoais, assim como os da certidão. Verifique também se o endereço e a modalidade de entrega estão corretos.

Se quiser consultar o tempo estimado para a entrega, volte para a página inicial do site e clique no botão “Conhecer preços e prazos”. 

O que precisa para tirar certidão de nascimento atualizada.

Para solicitar o modelo atualizado da certidão de nascimento, é preciso das seguintes informações:

  • cartório onde foi realizado o registro; 
  • nome completo; 
  • nome da mãe e do pai; 
  • data exata ou ano aproximado do registro de nascimento.

Vale destacar que a emissão da certidão atualizada tem um custo. 

Além disso, é importante esclarecer que o pedido pode ser feito por terceiros. Ou seja, não é preciso ser o titular da certidão para solicitar o modelo atualizado.

Se você precisa solicitar a atualização de uma certidão que não é sua, o processo ocorre normalmente, sem a necessidade de autorização da pessoa a quem o registro pertence.

Isso é possível porque a certidão de nascimento é um documento público.

Basta ter o nome e sobrenome da pessoa para fazer uma consulta, efetuar a atualização ou até mesmo pedir a segunda via.

Por que a certidão de nascimento precisa ser atualizada?

A certidão de nascimento precisa ser atualizada para garantir a segurança e a autenticidade dos dados pessoais em alguns atos civis. 

Esse documento equivale à segunda via da certidão, feita com data mais próxima ao uso, ajudando a reduzir as chances de erros e problemas por falta de informação ou dados incorretos. 

Vamos usar um exemplo para entender melhor: imagine que você deseja comprar um imóvel com o seu cônjuge e o objetivo é solicitar um financiamento imobiliário para facilitar a aquisição. 

Neste caso, a certidão atualizada vai atestar o casamento em comunhão de bens, garantindo que o processo não seja feito como se você fosse solteiro, por exemplo. 

Isso evita problemas para todas as partes envolvidas, seja no momento da negociação ou depois da compra.

Saiba se é possível tirar segunda via de certidão de nascimento em qualquer cartório.

A segunda via de certidão de nascimento pode ser solicitada em qualquer cartório, mas você também tem a opção de fazer o pedido pela internet.

Para isso, basta acessar o site da Central das Certidões e seguir as instruções compartilhadas aqui no tópico “como emitir certidão de nascimento atualizada”.

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A empresa atende mais de 12 mil cartórios no país, o que permite que você resolva tudo sem sair de casa.

Ao fazer a solicitação da segunda via no site, a equipe da Central das Certidões cuida de toda a burocracia para você.

Quando a segunda via estiver pronta, a Central das Certidões envia o documento para você, seja no Brasil ou no exterior. 

Essa nova via também é emitida em papel oficial, seguindo os padrões definidos pela lei de registros públicos visando evitar fraudes. 

Conclusão. 

Como vimos ao longo deste conteúdo, a certidão de nascimento atualizada apresenta os dados mais recentes do registro de uma pessoa.

Por exemplo, casamento, divórcio ou mudança de sobrenome são descritos no documento atualizado, que serve para atestar essas alterações.

Emitir o documento é muito importante em situações como casamento, compra de imóveis ou financiamentos.

O processo de atualização é simples e pode ser feito online: basta acessar o site da Central das Certidões e seguir as orientações deste artigo.

Peça sua certidão atualizada sem sair de casa. 

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