Matrícula atualizada de imóvel: como solicitar a sua online.

matrícula atualizada de imóvel

A compra de um imóvel é a realização de um sonho para muitas pessoas, mas o processo envolve algumas burocracias. Dentre elas, a matrícula atualizada de imóvel é uma das mais importantes.

O documento é responsável por manter as informações sobre a propriedade atualizadas e devidamente regularizadas. 

Quando ocorre a negociação para compra, por exemplo, a atualização da matrícula vai informar a transferência do imóvel para o novo proprietário.

Para entender melhor quais informações você  pode encontrar na matrícula de imóvel atualizada e descobrir como solicitar o documento online, continue a leitura deste artigo com a gente.

Peça a matrícula atualizada de imóvel online e receba o documento em casa.

O que é a matrícula atualizada de imóvel.

o que é matrícula atualizada de imóvel

A matrícula atualizada de imóvel traz o histórico completo da propriedade, incluindo todas as mudanças relacionadas ao imóvel desde o seu registro em cartório, como a troca de proprietário em caso de venda, por exemplo.

Essa certidão é normalmente solicitada para levantamento de informações a respeito de um determinado imóvel. Veja as principais situações em que o documento é pedido:

  • negócios de compra e venda;
  • análise de crédito nas instituições financeiras, como para financiamento imobiliário, por exemplo;
  • comprovação de titularidade.

O documento traz um número único de identificação da propriedade e é fundamental para garantir a regularidade do imóvel perante a lei. 

Vale destacar ainda que a matrícula é um dos primeiros documentos emitidos no processo de construção de um imóvel. 

Ela funciona como uma certidão de “nascimento” para registrar a propriedade no Cartório de Registro de Imóveis

Caso a situação do imóvel tenha alguma mudança, a atualização da matrícula deve ser feita para manter a regularização no cartório. 

As informações da matrícula ficam registradas em cartório e podem ser consultadas a qualquer momento por meio do número da matrícula.

Quem pode solicitar matrícula atualizada de imóvel.

Por se tratar de um documento público, a  matrícula de imóvel atualizada pode ser solicitada por qualquer pessoa, mas é necessário saber o número da matrícula para fazer o pedido.

Contudo, sem o número da matrícula não é possível encontrar as informações registradas em cartório para que seja possível incluir os dados atualizados no histórico do imóvel.

Como pedir a matrícula atualizada de imóvel online.

É possível pedir a matrícula atualizada sem sair de casa com praticidade, segurança e comodidade. O processo pode ser feito pelo site da Central das Certidões.

Veja como funciona o pedido:

  • acesse o site da Central das Certidões;
  • clique em “pedir certidão”;
  • preencha os dados solicitados, informando o tipo de documento desejado (neste caso, a matrícula de imóvel atualizada);
  • escolha a forma de pagamento e pronto. 

Agora é só aguardar a matrícula chegar até a sua casa. A Central das Certidões cuida de toda a comunicação com o cartório e burocracias do processo até que o documento chegue até você. 

Se você estiver em outro país, não precisa se preocupar: a Central das Certidões trabalha com entregas para o Brasil e para o exterior. São mais de 200 países atendidos e o envio é realizado através da empresa FEDEX. 

O que contém uma matrícula atualizada de imóvel.

Como explicamos logo no início deste post, a matrícula de imóvel atualizada contém todas as informações exatas e atualizadas de identificação da propriedade, indicando a situação atual da propriedade.

Antes de solicitar a matrícula de imóvel atualizada, é interessante saber qual o seu conteúdo. Nela constam dados como:

  • localização do imóvel;
  • metragem;
  • proprietários atuais e transmissões; 
  • origem da compra e venda através de instrumento particular ou escritura pública

O documento também informa a existência de ônus reais sobre o imóvel. De maneira resumida, o ônus representa qualquer tipo de obrigação que recai sobre a propriedade.

Se o imóvel foi dado como garantia em um financiamento, por exemplo, a informação vai estar descrita na matrícula atualizada. 

Resumindo.

como pedir matrícula atualizada de imóvel

Manter a matrícula do imóvel atualizada é fundamental para identificar a situação atual da propriedade, evitando assim qualquer problema com a comprovação de titularidade, por exemplo. 

A matrícula traz uma descrição completa do histórico do imóvel, desde o seu registro em cartório até o momento atual. Por isso, ela também serve como fonte de consulta para comprovação de dados. 

Essa consulta é necessária no processo de compra e venda do imóvel, seja por financiamento imobiliário ou por venda direta. 

Nestes casos, a matrícula atualizada deve ser emitida após a negociação para indicar a transferência de propriedade. 

Para fazer isso de maneira prática, rápida e segura, você pode fazer o pedido online na Central das Certidões, seguindo o passo a passo compartilhado neste artigo.

Peça a matrícula atualizada de imóvel online e receba o documento em casa.

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