A compra de um imóvel é a realização de um sonho para muitas pessoas, mas o processo envolve algumas burocracias. Dentre elas, a matrícula atualizada de imóvel é uma das mais importantes.
O documento é responsável por manter as informações sobre a propriedade atualizadas e devidamente regularizadas.
Quando ocorre a negociação para compra, por exemplo, a atualização da matrícula informará a transferência do imóvel para o novo proprietário.
Para entender melhor quais informações você pode encontrar na matrícula de imóvel atualizada e descobrir como solicitar o documento online, continue a leitura deste artigo conosco.
Peça a matrícula atualizada de imóvel online e receba o documento em casa.
O que é a matrícula atualizada de imóvel.
A matrícula atualizada de imóvel traz o histórico completo da propriedade, incluindo todas as mudanças relacionadas ao imóvel desde o seu registro em cartório, como a troca de proprietário em caso de venda, por exemplo.
Essa certidão é normalmente solicitada para levantamento de informações a respeito de um determinado imóvel. Veja as principais situações em que o documento é pedido:
- Negócios de compra e venda;
- Análise de crédito nas instituições financeiras, como para financiamento imobiliário, por exemplo;
- Comprovação de titularidade.
O documento traz um número único de identificação da propriedade e é fundamental para garantir a regularidade do imóvel perante a lei.
Vale destacar ainda que a matrícula é um dos primeiros documentos emitidos no processo de construção de um imóvel.
Ela funciona como uma certidão de “nascimento” para registrar a propriedade no Cartório de Registro de Imóveis.
Caso a situação do imóvel tenha alguma mudança, a atualização da matrícula deve ser feita para manter a regularização no cartório.
As informações da matrícula ficam registradas em cartório e podem ser consultadas a qualquer momento por meio do número da matrícula.
Quem pode solicitar matrícula atualizada de imóvel.
Por se tratar de um documento público, a matrícula de imóvel atualizada pode ser solicitada por qualquer pessoa, mas é necessário saber o número da matrícula para fazer o pedido.
Contudo, sem o número da matrícula não é possível encontrar as informações registradas em cartório para ser possível incluir os dados atualizados no histórico do imóvel.
Como pedir a matrícula atualizada de imóvel online.
É possível pedir a matrícula atualizada sem sair de casa com praticidade, segurança e comodidade. O processo pode ser feito pelo site da Central das Certidões.
Veja como funciona o pedido:
- Acesse o site da Central das Certidões;
- Clique em “pedir certidão”;
- Selecione o tipo de documento desejado (neste caso, a matrícula de imóvel atualizada);
- Preencha os dados solicitados, como número da matrícula, se deseja ou não apostilamento de Haia, etc;
- Depois basta adicionar sua certidão ao carrinho e confirmar seu pedido;
- Por fim, cadastre seu login, escolha a forma de pagamento e pronto.
Agora é só aguardar a matrícula chegar até a sua casa. A Central das Certidões cuida de toda a comunicação com o cartório e burocracias do processo até que o documento chegue até você.
Se você estiver em outro país, não precisa se preocupar: a Central das Certidões trabalha com entregas para o Brasil e para o exterior. São mais de 200 países atendidos e o envio é realizado através da empresa FEDEX.
O que contém uma matrícula atualizada de imóvel.
Como explicamos logo no início deste post, a matrícula de imóvel atualizada contém todas as informações exatas e atualizadas de identificação da propriedade, indicando a situação atual da propriedade.
Antes de solicitar a matrícula de imóvel atualizada, é interessante saber qual o seu conteúdo. Nela constam dados como:
- Localização do imóvel;
- Metragem;
- Proprietários atuais e transmissões;
- Origem da compra e venda por instrumento particular ou escritura pública.
O documento também informa a existência de ônus reais sobre o imóvel. De maneira resumida, o ônus representa qualquer tipo de obrigação que recai sobre a propriedade.
Se o imóvel foi dado como garantia em um financiamento, por exemplo, a informação estará descrita na matrícula atualizada.
Resumindo.
Manter a matrícula do imóvel atualizada é fundamental para identificar a situação atual da propriedade, evitando assim qualquer problema com a comprovação de titularidade, por exemplo.
A matrícula traz uma descrição completa do histórico do imóvel, desde o seu registro em cartório até o momento atual. Por isso, ela também serve como fonte de consulta para comprovação de dados.
Essa consulta é necessária no processo de compra e venda do imóvel, seja por financiamento imobiliário ou por venda direta.
Nestes casos, a matrícula atualizada deve ser emitida após a negociação para indicar a transferência de propriedade.
Para fazer isso de maneira prática, rápida e segura, você pode fazer o pedido online na Central das Certidões, seguindo o passo a passo compartilhado neste artigo.
Peça a matrícula atualizada de imóvel online e receba o documento em casa.