Passo a passo para tirar a segunda via da certidão de registro de imóveis.

certidão de registro de imóveis

Depois de comprar um imóvel, é preciso emitir a certidão de registro de imóveis para atestar a transferência da propriedade para o seu nome.

O documento descreve todas as informações registradas em cartório sobre aquela propriedade, desde o nome de donos anteriores até pendências em aberto. 

Neste conteúdo, vamos explicar o que é essa certidão, qual a sua importância e os documentos necessários para emitir o documento. 

Além disso, você também vai descobrir como solicitar a segunda via da certidão online. 

É só continuar a leitura para saber mais sobre o assunto.

Peça a segunda via da certidão sem sair de casa.

O que é uma certidão de registro de imóveis.

o que é uma certidão de registro de imóvel

A certidão de registro de imóveis é um documento que comprova a situação do imóvel e diz quem é o proprietário. 

Emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis, o documento traz a descrição completa da propriedade.

Nele, é possível encontrar informações importantes, como os nomes de proprietários anteriores, assim como do atual.

Além disso, o documento informa outros dados como o tamanho do imóvel e até mesmo débitos ou processos em aberto como hipoteca e penhora, por exemplo. 

Essa certidão pode ser:

Por que a certidão de registro de imóveis é importante.

A certidão é o documento que indica quem é o atual dono do imóvel, por isso é fundamental emiti-la logo depois que a escritura foi lavrada. 

O registro de imóveis vai consolidar a transferência da propriedade do antigo dono para o comprador, regularizando a situação perante a justiça e assegurando todos os direitos e deveres ao novo proprietário.

A partir do registro, o comprador tem domínio sobre o imóvel, mas também assume as responsabilidades com o bem, como pagamento de IPTU e taxa de condomínio, por exemplo.

Quais são os documentos necessários para tirar certidão de registro de imóveis.

Para tirar a certidão é preciso registrar o imóvel em cartório e para isso você vai precisar de alguns documentos. 

Veja qual é a documentação necessária:

Vale lembrar que a escritura deve ser feita antes do registro. 

Além disso, será necessário pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) para que a transferência da propriedade seja oficializada.

Uma vez registrado o imóvel, você já pode solicitar a certidão. O documento deve ser feito em até 30 dias após a lavratura da escritura.

Todos os dados ficam arquivados no cartório, o que permite emitir a segunda via da certidão a qualquer momento. 

Como tirar a segunda via da certidão de registro de imóvel.

Pedir a segunda via da certidão é um processo muito simples, que pode ser feito pela internet mesmo. Ou seja, não é preciso ir até um cartório para resolver essa questão.

A solicitação é realizada pelo site da Central das Certidões em apenas alguns minutos: basta selecionar o tipo de certidão desejada, como certidão de ônus reais ou vintenária, por exemplo.

Veja o passo a passo para fazer o seu pedido a seguir.

Passo 1: acesse o site da Central das Certidões.

Para começar, acesse o site da Central das Certidões e clique no botão “Pedir certidão”, que está em destaque na página inicial. 

Esse botão te direciona para a área de pedidos do site, onde você deve preencher alguns dados importantes para que a equipe consiga emitir a segunda via corretamente.

Passo 2: preencha o formulário.

Como falamos, será preciso preencher alguns dados na página de pedidos. Por isso, ao acessar a tela, você verá um formulário bem simples e rápido.

Nele, você deve informar dados para contato, como nome completo e e-mail, por exemplo.

Vale destacar que todos os dados compartilhados são totalmente sigilosos e estão protegidos pelo sistema de segurança do site, que segue todas as normas estabelecidas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Passo 3: informe dados sobre o cartório.

como é uma certidão de imóvel

A Central das Certidões tem contato com mais de 12 mil cartórios do Brasil e a equipe cuida de toda a parte burocrática para você, intermediando o pedido de segunda via do documento.

Para que isso aconteça, é fundamental que você informe alguns dados sobre o cartório onde o registro de imóveis foi realizado. 

Caso você indique o nome do cartório incorreto e nenhum registro do imóvel seja encontrado nos arquivos, a instituição emite uma certidão negativa. 

Por isso, é importante ficar atento às informações do registro. Com o número da matrícula do imóvel, você consegue saber em qual cartório o primeiro registro foi realizado.

Passo 4: escolha a forma de envio do documento.

Com os dados do cartório preenchidos, o próximo passo é escolher a forma de envio e informar o endereço para entrega do documento. 

Se tiver urgência para receber a sua certidão, por exemplo, o envio via Sedex é uma ótima opção.

A Central das Certidões foi pioneira no serviço de solicitação e entrega de certidões. Hoje, a empresa faz entregas em todo o Brasil e também para diversos países no exterior.

As entregas internacionais são feitas em parceria com a empresa FEDEX, trazendo mais praticidade, segurança e comodidade para quem mora fora do país e precisa ter acesso aos documentos.

Passo 5: confirme o pedido.

Antes de finalizar o seu pedido, cheque todas as informações compartilhadas no formulário, desde os dados de contato até o endereço de envio.

Depois, escolha o método de pagamento de sua preferência e confirme o pedido. 

Se precisar de outras certidões, basta clicar em “continuar comprando” para incluir novas solicitações antes de finalizar o pedido.

Caso queira fazer uma consulta do valor e prazo para entrega da certidão antes de fazer o pedido, é possível usar o simulador de preços e prazos da Central das Certidões. 

Para acessá-lo basta clicar no botão “Conhecer preços e prazos”, localizado na página inicial do site. 

Qual a validade da certidão de registro de imóveis.

A certidão de registro de imóveis não tem um prazo de validade. 

Isso porque as informações são alteradas de acordo com os novos registros feitos pelo proprietário, como acontece com a transferência do bem.

Entretanto, existem outros documentos com validade que podem ser solicitados no processo de compra e venda. 

A certidão de ônus reais é um exemplo disso. O documento é válido por 30 dias para fins de lavratura de atos notariais, como a emissão da escritura, por exemplo.

Por que pedir a segunda via da certidão de registro de imóveis com a Central das Certidões.

Agora que você já sabe todas as etapas para pedir o seu documento na Central das Certidões, vale a pena conhecer também os benefícios da empresa. 

Com mais de 15 anos de experiência no mercado, a Central das Certidões nasceu para ser uma ponte entre pessoas e cartórios, simplificando todo o processo burocrático para emissão de certidões.

Hoje, já são mais de 1 milhão de certidões emitidas e 180 países atendidos. 

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a empresa, listamos abaixo as principais vantagens de pedir a segunda via da sua certidão com a Central das Certidões.

Segurança.

como tirar certidão de registro de imóvel

Processos que envolvem documentação exigem segurança máxima e com a Central das Certidões você tem todo o suporte necessário para proteger seus dados.

Desde a proteção online de acordo com a legislação LGPD até a entrega do documento na sua casa, cada etapa do processo conta com total segurança. 

Comodidade.

Outra grande vantagem da Central das Certidões é a possibilidade de fazer o seu pedido diretamente do conforto do seu lar. 

Como você já sabe, a solicitação é feita no site da Central das Certidões, por isso você não precisa se locomover até o cartório para conseguir a segunda via do documento.

Praticidade.

Além da comodidade de não precisar ir ao cartório e até mesmo enfrentar filas, você ainda conta com a praticidade de ter uma empresa especializada cuidando de toda a burocracia por você.

Depois de fazer o seu pedido no site, a equipe da Central das Certidões cuida de tudo para garantir a emissão da segunda via da certidão.

Para tornar o processo ainda mais prático, o documento é entregue na sua casa. Ou seja, você também não precisa se preocupar em ir até o cartório retirar a certidão.

Vale lembrar que a Central das Certidões faz o envio para as cidades do Brasil e para diversos países do exterior.

Atendimento especializado.

A Central das Certidões conta com uma equipe especializada para oferecer o melhor atendimento a você.

Sempre com foco na simplificação e agilidade dos processos, a equipe faz a ponte com o cartório e cuida de tudo até que a certidão chegue em suas mãos.

Os especialistas também estão disponíveis para tirar dúvidas, orientar sobre a solicitação feita pelo site e informar sobre o andamento do pedido. 

Resumindo.

Ao longo deste artigo, entendemos que a certidão de registro de imóveis é um dos documentos mais importantes no processo de transferência de propriedade.

É com ela que se comprova quem é o dono atual do imóvel, assim como a situação do bem perante a justiça.

Agora você já sabe como funciona a emissão do documento e também como pedir a segunda via online. Esperamos que tenha gostado do conteúdo.

Peça a segunda via da certidão de maneira prática, rápida e segura agora mesmo.

2 1 Vote
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários