Certidão Negativa Federal?
Na hora de abrir crediários ou solicitar empréstimos e financiamentos, uma das exigências é que o interessado tenha seu nome livre de pendências e regularizado, isso é, ter o nome limpo.
Além de não ter o nome negativado perante os órgãos de proteção ao crédito, o interessado precisa também estar em dia com as suas obrigações tributárias.
Na mesma proporção que os órgãos de proteção ao crédito administram quem possui ou não restrição de crédito, a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda asseguram quem deve ou não para a União e para o Governo Estadual.
A certidão negativa pode ser Federal ou Estadual, e comprova se a pessoa não tem nenhum imposto atrasado. Caso haja algum tributo em débito, é emitida uma certidão positiva.
Certidão Negativa Federal
A certidão federal diz é relativa à dívida ativa da União. Ela é exigida, por exemplo, na solicitação de financiamento, compra e venda de imóveis, espólio, saída definitiva do país, auditorias e participação em concorrências públicas e licitações.
Nele, é declarado que o contribuinte não possui nenhuma dívida com impostos do Governo Federal.
Essa regularidade fiscal diz respeito também a não existência de pendências cadastrais, e de não constar como omisso quanto a entrega da declaração do imposto de renda e das declarações de imposto sobre a propriedade rural e imposto de renda retido na fonte.
O certificado negativo pode ser obtido na internet, para consultar sua situação e retirar seu certificado, visite esta página e informe o número do seu CPF.
Certidão Negativa Estadual
Ela tem um nome diferente em cada Estado, mas seu conteúdo e funções são basicamente os mesmos em qualquer lugar do Brasil.
O motivo é que os impostos recolhidos pelo Governo Estadual são os mesmos em todo o país: o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o ITCMD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação) – normalmente pago no recebimento de herança.
Assim como a Certidão Federal, é possível conseguir a Certidão Negativa Estadual pela internet, informando o número do CPF ou CNPJ – para casos de empresa – do contribuinte.
Procure o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e pesquisa pela Certidão Negativa ou Certidão de Débitos Tributários.
Certidão Negativa de Imóvel
Para emitir a certidão negativa de bens imóveis, basta procurar o Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel em questão está registrado no site do Central das certidões e fazer a solicitação da Certidão de Ônus Reais de Imóvel online.
Também é preciso procurar a prefeitura da cidade onde o imóvel está registrado, para emitir a certidão negativa do imóvel com relação aos tributos (débitos) municipais.
Importante ressaltar que, vários municípios de todo o país já disponibilizam a emissão desta certidão pela internet. Basta acessar ao site da prefeitura da sua região e verificar a disponibilidade.
Para emitir a certidão negativa de imóvel rural, basta acessar esta página. A Receita Federal é quem realiza a emissão dela e também pode ser requisitada em um dos postos de atendimento.
33 Comentários
certdião negativa de imóvel rural – itr
Gostaria de saber como é que eu tiro a certidão negativa de debito de imóvel rural?
Olá Julieta, tudo bem?
Tal certidão é emitida através do site do ministério da economia.
Olá Armando,
Podemos ajudar com alguma dúvida relacionada ao artigo?
Como faço para tirar uma certidão negativa de imóvel.
Olá Érika,
Para solicitar uma negativa de bens, basta acessar nosso site (https://www.centraldascertidoes.com.br/), clicar na opção “ENTRAR” e realizar seu cadastro. Caso já possua cadastro é só realizar seu login.
• Após realizar o login, clique em “Novo pedido”. Informe seus dados e confirme os termos de utilização e política de privacidade e clique em avançar;
• Selecione o Estado em que se encontra o cartório e o tipo da certidão a ser emitida, caso seja necessário marque a opção “Com Apostilamento de Haia” e clique em avançar;
• Selecione a Cidade em que se encontra o cartório e marque a caixa de seleção do cartório desejado. Se necessário, poderá marcar mais de um cartório ou todos caso não saiba qual o cartório de origem do registro, (é necessário informar exatamente o cartório onde o documento foi registrado, e caso ocorra a indicação incorreta do cartório poderá receber uma certidão negativa) e clique em avançar;
• Informe os dados de busca da certidão solicitada (Caso ocorra a indicação incorreta dos dados de busca, poderá também receber uma certidão negativa), e clique em avançar. Os campos com o símbolo * são campos obrigatórios;
• Escolha a forma e informe os dados de entrega, SEDEX, Carta Registrada ou FedEx (FedEx para quem mora no exterior) e clique em avançar;
• Confirme os dados do seu pedido e clique em “Concluir Pedido”
• Ao concluir o pedido, imprimir o boleto bancário, o qual poderá ser pago em qualquer agência bancária, ou realizar o pagamento via cartão de crédito / Paypal (Paypal apenas disponível para pedidos com envio ao exterior).
Devo pagar pela certidão negativa de débito dos imóveis??
Como faço uma certidao que comprove que nao tenho imóvel em meu nome???
Olá Milene,
Você deve providenciar a Certidão Negativa de Bens. Em nosso blog já abordamos este tema, a leitura pode ser efetuada acessando: Tutorial – Como pedir uma Certidão Negativa de Bens online
Tô financiando um carro em meu nome
Em uma pesquisa de certidão negativa de bens vai mostrar
Olá Maria,
Não.
Tem uma escritura de compra e venda mas não resgitrei no cartório do município eu posso vender direto para eles registrar
Olá Ana,
Não, você deve regularizar a documentação do seu imóvel inicialmente.
Bom dia preciso fazer um certificadao negativo em todo país dizendo que não tenho imóveis em meu nome como posso fazer,,?
Olá Francisca,
Recomendamos que entre em contato com a nossa central através da aba contato no site http://www.centraldascertidoes.com.br, para melhor orientação.
Boa noite , se eu ir no cartório e consigo retirar a certidão negativa , mais o imóvel não está no meu nome , oque precisa na hora para retirar ?
Olá Bruno,
Para solicitar este documento é necessário o numero de matricula.
Como faço pra tirar uma certidão narrativa de imóveis meu imóvel fica em São Paulo
Olá Nice,
Este documento é emitido no cartório de registro de imóveis de origem do registro.
Como faço para obter certidão negativa de débito dos imóveis que possuo?
Olá Christiani,
Essa certidão deve ser solicitada na prefeitura.
Olá!! Tenho interesse em comprar um lote de um terreno que não tem RGI. A compra seria feita através de instrumento particular de cessão de direitos possessórios, que seria registrado em cartório. Esse documento é o suficiente para que eu possa fazer uma compra segura? Devo fazer mais alguma coisa? Obrigada!!
Olá Alessandra,
Neste caso recomendamos entrar em contato com um advogado especialista imobiliário para um melhor esclarecimento.
Olá,estou com uma dúvida meu pai tem um terreno com Escritura de Cessão de posse cedido pelo sogro dele para minha mãe e para os outros filho,agora estamos permutando este terreno e para os novos proprietários pucharem luz e necessário a matrícula geral não só a da parte que foi cedida para nós como fazemos pra conseguir?
Olá Anizio, tudo bem com você?
Neste caso, para solicitar uma segunda via da matrícula, basta acessar nosso site e realizar seu pedido: centraldascertidoes.com.br
Olá meu avô tem uma certidão de terras no nome dele há mais de 40 anos será que ainda posso regularizar isso.
Olá Monica, tudo bem com você?
Sim, é possível regularização, porém vai depender de alguns fatores para isso. Recomendamos entrar em contato com o registro de imóveis para um melhor esclarecimento.
Como faço para solicitar Certidão Negativa de IPTU(emitida pela prefeitura)Esse documento está sendo solicitado pela OAB p minha mãe poder dar entrada numa ação de inventário
Olá Maria, tudo bem com você?
Neste caso, deverá solicitar diretamente na prefeitura.
Em situação de registro de imóvel em Estado diferente da residência do proprietário, as certidões negativas Estadual e Municipal devem ser do Domicílio do proprietário ou da localização do imóvel?
Em uma situação de registro de imóvel em um estado diferente da residência do proprietário, as certidões negativas Estadual e Municipal geralmente devem ser obtidas tanto do domicílio do proprietário quanto da localização do imóvel.
A obtenção dessas certidões tem o objetivo de verificar se há dívidas ou pendências em nome do proprietário ou em relação ao imóvel em questão. Dessa forma, é comum que o cartório exija as certidões negativas do estado e município onde o proprietário reside, a fim de garantir que ele não possui dívidas ou problemas que possam afetar a transferência ou registro do imóvel.
Além disso, as certidões negativas também são solicitadas no estado e município onde o imóvel está localizado, a fim de verificar se existem eventuais dívidas relacionadas ao imóvel em si, como impostos, taxas ou outros ônus.
Vale ressaltar que os requisitos específicos podem variar de acordo com a legislação local e as práticas adotadas pelos cartórios em cada estado. Portanto, é sempre recomendável consultar o cartório responsável pelo registro do imóvel para obter orientações precisas sobre quais certidões são necessárias em cada caso.
Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. site anydesk oficial
Olá Márcia, tudo bem? Muito obrigado pelo feedback, ficamos felizes de ter ajudado, isto nos dá motivação para continuar criando cada vez mais conteúdos para vocês.
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Estou precisando:
Certidão negativa de débitos estadual de imóvel
Certidão negativa de débitos federal de imóvel