Análise e Concessão de Crédito: saiba como funciona este processo

Análise-e-Concessão-de-Crédito-saiba-como-funciona-este-processo

No mercado financeiro muito se ouve falar em concessão e análise de crédito. Mas, de fato, você sabe o que é? E a análise e concessão de crédito, você está fazendo da forma correta?

O que é a Concessão de Crédito?

A definição para concessão de crédito é realizar o fornecimento de recursos financeiros para uma determinada pessoa, seja ela jurídica ou física, onde esses recursos possibilitam ao indivíduo ter capital para realizar aquisição de bens ou serviços.

Para realizar a concessão de crédito de forma segura, deve-se observar diferentes dados relacionados a pessoa que está em busca dos recursos. O credor realizando uma análise bem feita, consegue manter uma carteira de clientes satisfeitos que não apresentam riscos para a empresa, trazendo maior segurança para o negócio.

A concessão de crédito deve ser feita cautelosamente, e adotada o mesmo procedimento de análise para todos os clientes, conforme a categoria. Todavia, deve-se observar que quanto maior for o recurso solicitado, mais aprofundada deve ser a análise de crédito, sempre com o intuito de garantir um entendimento correto dos riscos operacionais e financeiros que o credor está exposto.

Naturalmente as análises diferem para cada perfil de indivíduo como, por exemplo, o perfil de pessoa jurídica, onde os principais pontos a se observar são:

  • Porte da empresa;
  • Faturamento;
  • Perfil dos sócios;
  • Cadeia societária; e
  • Avaliação se empresa faz parte de um grupo econômico.

Como funciona a análise de perfil

Como já é de conhecimento, hoje existem diversas fontes de banco de dados públicos e comerciais disponíveis no mercado. Esses bancos de dados auxiliam muitos credores a ter uma resposta imediata sobre o score de crédito de uma determinada pessoa.

Porém, a depender do perfil do indivíduo e do valor solicitado como crédito, é recomendado que essa análise seja mais criteriosa, onde é necessário expandir as análises para além dos bancos de dados comerciais, o que trará um melhor entendimento sobre o perfil do indivíduo frente ao mercado.

Esse aprofundamento no levantamento das informações que norteiam o solicitante do crédito, muitas às vezes devem ser realizadas em mídias impressas e online, tribunais de justiça e levantamento da situação fiscal em diferentes órgãos. Todas essas informações auxiliam na tomada da decisão de o credor poderá ou não conceder o crédito sem correr riscos de inadimplência.

A Central das Certidões realiza análise de crédito?

A Central das Certidões não realiza a análise de crédito, mas indica uma empresa pioneira neste segmento: a Leme Inteligência Forense.

Buscando auxiliar instituições financeiras na concessão de crédito a novos clientes, a Leme desenvolveu um trabalho específico para análise de crédito, onde este trabalho é desenvolvido por profissionais com conhecimentos técnicos em diferentes áreas, como jurídico, financeiro e tecnológico.

Este trabalho consiste em realizar uma análise criteriosa e aprofundada das informações de um determinado indivíduo. Em que, além de utilizar informações de bancos de dados comerciais e públicos, é realizado um mapeamento estratégico de todas as atividades da pessoa que está buscando obter o crédito no mercado.

Os resultados são entregues em formato de laudos investigativos, para poderem ser analisados pela área de crédito da instituição e assim decidir pela concessão ou não do crédito.

pedir_certidao

Entre em contato com os especialistas da Leme e conheça o portfólio completo de serviços.

Você também pode se interessar em nossos outros artigos:

0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
5 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais velho
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários