Pacto Antenupcial: entenda o que é e quando fazer.

Pacto Antenupcial

Um pacto antenupcial é um contrato assinado antes do casamento que descreve os direitos e responsabilidades financeiras de cada cônjuge em caso de divórcio. 

Embora os acordos pré-nupciais sejam frequentemente associados a celebridades e ultra-ricos, eles podem ser benéficos para casais de todos os níveis de renda. 

Além de proteger os bens de cada cônjuge, os acordos pré-nupciais também podem ajudar a reduzir conflitos em caso de divórcio. 

Ao definir, claramente, os direitos e obrigações financeiras de cada cônjuge, os acordos pré-nupciais podem ajudar a evitar desentendimentos amargos e garantir que ambos os cônjuges sejam tratados com justiça. 

Dessa forma, para casais que levam seu relacionamento a sério, um acordo pré-nupcial pode ser um passo importante para proteger seu futuro.

Ficou ainda mais interessado no assunto? Continue a leitura e aproveite todas as dicas!

Tópicos a serem abordados:

  • o que é um contrato pré-nupcial;
  • quais são os regimes pré-nupciais;
  • onde fazer o pacto antenupcial. 

Pacto antenupcial: o que é esse documento, veja mais detalhes.

Um acordo pré-nupcial ou antenupcial é um contrato que você e seu noivo (a) redigem antes de se casar

Mas, afinal, o que aponta esse documento? Ele lista todas as propriedades que cada um de vocês possui, bem como quaisquer dívidas que tenham. 

Uma vez casado, todos os seus bens e os bens de seu cônjuge passam a ser propriedade conjunta. Mas, se você tiver um acordo pré-nupcial, certas propriedades podem permanecer apenas suas. 

Os acordos pré-nupciais também podem indicar o que acontecerá com sua propriedade e qualquer dívida compartilhada se você se divorciar. 

Dessa forma, se houver o divórcio, você e seu cônjuge saberão com antecedência como dividir seus bens e dívidas, o que pode economizar tempo, dinheiro e estresse. 

Ou seja: você pode decidir com antecedência quem recebe o quê, em vez de deixar que um juiz decida. 

É obrigatório realizar o pacto antenupcial?

O pacto pré-nupcial não é obrigatório a todo casamento, apenas exigido para casais que não optam pela comunhão parcial de bens. 

Além disso, também vale destacar que acordos pré-nupciais não são apenas para pessoas ricas. 

Se você possui uma casa, tem uma conta de aposentadoria ou alguma dívida significativa, um acordo pré-nupcial pode proteger seus bens em caso de divórcio. 

Mesmo que você não tenha muitos bens ou dívidas, agora, um acordo pré-nupcial ainda pode ser útil. 

Por exemplo, digamos que durante o casamento um dos cônjuges abandone o emprego para ficar em casa com os filhos. 

Como resultado, o outro cônjuge se torna o ganha-pão. Se eles se divorciarem mais tarde, o cônjuge provedor pode ser obrigado a pagar pensão alimentícia ao outro cônjuge. 

Mas, se eles tivessem um acordo pré-nupcial que dissesse o contrário, eles não seriam obrigados a pagar pensão alimentícia. 

Um acordo pré-nupcial também pode especificar o quanto de pensão alimentícia será paga e por quanto tempo. 

Pré-nupciais não podem determinar a guarda dos filhos ou acordos de pensão alimentícia, porque essas decisões devem ser tomadas com base no que é melhor para as crianças envolvidas.

É obrigatório realizar o pacto antenupcial?

Quais são os regimes existentes para o pacto antenupcial.

Além de saber o que é o pacto pré-nupcial, também é importante entender por quais regimes (tipos) de contratos é possível optar. Confira: 

Comunhão parcial de bens.

Na comunhão de bens, tudo aquilo que for adquirido após o casamento (se tratandode bens), é considerado de ambas as partes. 

Desse modo, em caso de separação, esses bens devem ser divididos em partes iguais entre o casal. Não importa quem comprou, quem investiu mais, enfim. 

Comunhão universal de bens.

Já na comunhão universal de bens, tudo aquilo que havia antes, como tudo o que passou a existir, depois do casamento (se tratando de bens e dívidas), passa a ser de ambas as partes. 

Participação final nos aquestos.

A participação final nos aquestos determina que, cada cônjuge com patrimônio próprio, tenha direito à metade dos bens adquiridos pelo casal. 

Separação de bens.

Nesse caso, o que já era de cada pessoa do casal continua sendo dela. Ou seja, bens e dívidas efetuados, após o casamento, não entram na partilha, no processo de separação. 

Separação obrigatória de bens.

Já a separação obrigatória de bens é feita quando um dos futuros cônjuges têm idade igual ou superior a 70 anos. 

Onde fazer o pacto antenupcial.

O pacto antenupcial é lavrado em um Cartório de Notas. 

É importante lembrar que os acordos pré-nupciais só são válidos se ambas as partes os assinarem voluntariamente e houver divulgação completa da situação financeira de cada pessoa. 

Se qualquer uma dessas condições não for atendida, um tribunal pode rejeitar todo o acordo ou apenas parte dele. 

Portanto, é importante consultar um advogado antes de assinar um acordo pré-nupcial para garantir que ele atenda a todos os requisitos legais e que ambas as partes estejam totalmente informadas sobre as finanças da outra pessoa.

Onde fazer o pacto antenupcial.

Qual o valor para realizar o pacto antenupcial.

O valor para realizar o pacto antenupcial é muito variável. Isso porque os preços são tabelados por cada estado brasileiro. 

Sendo assim, o mais indicado é entrar em contato com um Cartório de Notas mais próximo da sua casa e conferir o valor. 

Peça a segunda via da escritura do seu acordo pré-nupcial com o auxílio da Central das Certidões! 

É possível fazer isso online. Aproveite a comodidade! 

Como a Central das Certidões pode te ajudar. 

A Central das Certidões nasceu para ser a ponte entre as pessoas e os cartórios. 

O nosso grande objetivo é simplificar e facilitar o seu acesso às certidões, além de outros tipos de documentos — esteja você no Brasil ou no exterior.

Você pode contar com toda a nossa experiência. Para quem não sabe, começamos a atuar há mais de 15 anos com o nome Cartório 24 Horas. 

Somos os pioneiros no serviço de solicitação e entrega de certidões, com mais de 1 milhão de certidões emitidas, mais de 12 mil cartórios atendidos e envio para mais de 200países.

Com nossas soluções, você pode solicitar segunda via de várias certidões  — incluindo a escritura de pacto nupcial — sem precisar sair de casa. 

Para isso:

  • acesse a nossa página;
  • insira seus dados pessoais;
  • escolha o tipo de entrega do documento;
  • faça o pagamento online. 

Aproveite a praticidade!

Resumindo.

Neste conteúdo, nós falamos sobre pacto antenupcial, o contrato feito entre os noivos com o propósito de estabelecer o regime de bens que irá vigorar após o casamento entre ambos.

Dessa forma, o acordo pré-nupcial deixa claro quais são os direitos e as responsabilidades de cada cônjuge em caso de divórcio, separação ou morte. 

Lembrando que, embora pré-nupciais sejam normalmente usados ​​para proteger ativos e propriedades, eles também podem ser usados ​​para tratar de questões como pensão alimentícia, guarda dos filhos e dívidas. 

Se você está pensando em entrar em um acordo pré-nupcial, é importante consultar um advogado de direito de família experiente que possa explicar seus direitos e ajudá-lo a criar um acordo justo e equitativo.

No mais, não se esqueça de que a Central das Certidões faz a ponte entre cartórios e pessoas. Acesse a nossa página e veja como solicitar a segunda via do seu contrato pré-casamento! 

Qual o valor para realizar o pacto antenupcial.
0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários