O que é o Due Diligence?

O-que-é-o-Due-Diligence

A “Diligência Devida”, ou Due Diligence, é uma prática habitual do mundo corporativo de promover uma busca de informações para avaliação do risco em tomadas de decisão.

As aplicações são diversas, tal como o modelo de investigação a ser promovido. Pensando nisso, abordarmos neste artigo alguns exemplos de investigação como:

  • Background check;
  • Investigação corporativa externa;
  • Due Diligence imobiliária.

Background Check

Nosso primeiro exemplo é o background check. O background check é um compilado de informações profissionais, histórico criminal, de crédito, entre outros, de um indivíduo. Normalmente, o background check é utilizado por grandes corporações para a avaliação de candidatos a cargos elevados em seu organograma.

Mitigar riscos de exposição da empresa gerados por colaboradores de alto escalão é uma tarefa complexa, e uma das formas mais eficientes é reduzindo a possibilidade de exposição através da opção pelos perfis mais adequados para desempenhar essa função.

Por isso, a obtenção do conjunto de informações que compõe o background check pode ser de grande valor para complementar processos de seleção, permitindo que seja realizada uma análise mais aprofundada que as possibilitadas por metodologias de seleção de candidatos que não contemplam uma etapa investigativa especializada.

Investigação corporativa externa

Outro exemplo de Due Diligence é a investigação corporativa externa. Essa investigação consiste em uma análise semelhante à do background check, mas tem como targets empresas ou grupos, com os quais o cliente possui ou negocia algum tipo de relação.

As aplicações são abrangentes, podendo se tratar:

  • Processos de M&A (Mergers and Acquisitions);
  • Avaliação de fornecedores novos ou atuais;
  • Análise de concorrente, entre outros.

Dentro do atual contexto de combate à corrupção e do crescimento da atenção ao compliance por parte das grandes corporações, qualquer transação realizada por empresas é suscetível de grandes riscos, e a melhor forma de mitigá-los é tendo o maior número de informações possíveis sobre as pessoas com quem se transaciona.

Due diligence imobiliária

Algumas vezes, o fator de risco pode se tratar de um bem. E, em atenção a isso, aplica-se a Due Diligence imobiliária.

A Due Diligence imobiliária é uma análise aplicada para operações de transferência de imóveis, que pode estar incorporada em outra modalidade de investigação (M&A, por exemplo), ou compras e vendas convencionais. Conhecer e estudar todos os fatores de risco que trazem a aquisição de um imóvel é vital para manter a integridade do patrimônio do adquirente.

(Aproveite para ler nosso artigo: Saiba tudo sobre o que precisa saber antes de realizar uma compra de lote ou imóvel)

Tão importante quanto promover a diligência, é promovê-la de forma devida. A Due Diligence é um trabalho que aparenta ser simples, mas deve ser conduzido com extrema cautela. Isso para não haver contaminação das informações por ilegalidade, transferindo o risco da decisão para o processo de investigação.

Pensando nisso, aproveitamos para indicar uma empresa que desenvolve tais procedimentos utilizando metodologias não somente eficientes do ponto de vista de resultado produzido, mas do ponto de vista de controle de riscos, utilizando apenas fontes e técnicas segundo a legislação e normas de compliance.

pedir_certidao

Essa empresa é a Leme Inteligência Forense. Para saber mais sobre as soluções disponíveis, basta clicar aqui para entrar em contato com os especialistas da Leme.

0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
3 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais velho
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários