Guia para obter certidões de antepassados na dupla cidadania 

Ter a dupla cidadania pode abrir portas para novas oportunidades, como morar, trabalhar e estudar. É a chance de ampliar horizontes culturais e profissionais em outro país. 

Um dos passos cruciais nesse processo é a conseguir a certidões de antepassados, que comprovam a sua ligação com o país desejado. Este guia irá te orientar em cada etapa dessa busca. 

Por que as certidões de antepassados são importantes? 

As certidões de nascimento, casamento e óbito dos seus antepassados são documentos essenciais para comprovar a sua descendência e, consequentemente, o seu direito à cidadania estrangeira.

Elas servem como elo genealógico, ligando você à sua origem e permitindo que você reivindique seus direitos como cidadão. 

Por onde começar a busca?  

Para iniciar o processo de obtenção de cidadania estrangeira, é fundamental identificar a qual nacionalidade você tem direito e reunir a documentação necessária para formalizar o pedido. 

De acordo com o jornal InfoMoney, as cidadanias mais buscadas por brasileiros são a portuguesa e a italiana, liderando o ranking. Em seguida, destacam-se a espanhola e a alemã. 

Veja abaixo os principais documentos para cada uma dessas cidadanias: 

  • Cidadania Portuguesa 

Quem tem direito: Descendentes de portugueses, sem limite de gerações. 

Principais documentos: Certidão de nascimento, certidão de nascimento do ascendente português certidão de casamento do ascendente português (se aplicável), as certidões devem ser em inteiro teor, original e atualizada, documento de identificação do requerente (RG, CPF, CNH etc.). 

  • Cidadania Italiana 

Quem tem direito: Descendentes de italianos (jus sanguinis), sem limite de gerações. 

Principais documentos: Certidão de nascimento do requerente, certidões de nascimento de todos os ascendentes italianos, certidões de casamento de todos os ascendentes italianos, certidão negativa de naturalização do ascendente italiano (CNN), as certidões devem ser em inteiro teor, original e atualizada, documento de identificação do requerente (RG, CPF, CNH, etc). 

  • Cidadania Espanhola 

Quem tem direito: Descendentes, cônjuges de espanhóis ou residentes legais na Espanha. 

Principais documentos: Certidão de nascimento do requerente, certidão de nascimento do ascendente espanhol, certidão de casamento dos pais do requerente (se aplicável), as certidões devem ser em inteiro teor, original e atualizada documento de identificação do requerente (RG, CPF, CNH, etc). 

  • Cidadania Alemã 

Quem tem direito: Descendentes, com regras complexas e mudanças nas leis ao longo do tempo. 

Principais documentos: Certidão de nascimento do requerente (internacional ou com tradução juramentada). certidões de nascimento e casamento dos ascendentes alemães (também com tradução juramentada), comprovação da linha de descendência, documento de identificação do requerente (RG, CPF, CNH, etc). 

  • Vale ressaltar: consulte os consulados para obter informações precisas sobre o custo e tempo para conseguir a cidadania, pois isso depende de cada caso. 

A documentação para outras nacionalidades, além das já citadas (italiana, portuguesa, espanhola e alemã), também deve ser verificada diretamente nos consulados correspondentes, pois cada país tem suas próprias leis e exigências. Em resumo, consulte sempre o consulado do país desejado. 

Como conseguir essas certidões? 

Vamos lá! Agora que você já sabe quais documentos precisa. Siga as etapas abaixo para organizar e saber onde conseguir os documentos: 

1° passo: reúna as informações que você já possui 

Comece com os dados dos seus familiares mais próximos, como seus pais, avós e bisavós. Anote os nomes completos, datas e locais de nascimento, casamento e óbito. 

  • Monte sua árvore genealógica: você pode utilizar ferramentas online para organizar as informações que você já tem e começar a expandir sua pesquisa. 
  • Pergunte a seus familiares: converse com seus parentes mais velhos, eles podem ter informações valiosas, como fotos antigas, documentos ou histórias familiares que podem te ajudar na busca. 

2° passo: encontrar as certidões 

A busca pelas certidões pode variar dependendo do país de origem do seu antepassado e da época em que os registros foram feitos. Aqui estão algumas opções: 

  • Cartórios de registro civil: a forma mais comum é diretamente nos cartórios onde os registros foram feitos. Se você souber o local e a data aproximada do evento, pode entrar em contato com o cartório local ou pesquisar online. 
  • Pesquisa online: muitos cartórios já digitalizaram seus acervos. Sites como a Central das Certidões podem ajudar a localizar cartórios em todo o Brasil. 
  • Igrejas: em épocas mais antigas, os registros de batismo e casamento eram frequentemente feitos em igrejas. Se o seu ancestral viveu em uma época em que os registros civis eram menos comuns, você pode tentar entrar em contato com a paróquia local para verificar se há registros. 
  • Arquivos públicos: Arquivos públicos municipais, estaduais ou nacionais podem conter documentos valiosos, como registros de imigração, listas de passageiros de navios, entre outros.  
  • Consulados e embaixadas: Em alguns casos, os consulados ou embaixadas podem auxiliar na busca por certidões no país de origem do seu ancestral. Eles podem fornecer orientações ou até mesmo intermediar a solicitação em alguns casos. 

A busca por certidões pode levar tempo, especialmente se os registros forem antigos ou de locais distantes. Tenha paciência e persista na sua busca. 

3° passo: solicitar as certidões 

A maneira mais tradicional de ter a segunda via das certidões é ir ao cartório responsável pela emissão do documento. No entanto, isso pode ser demorado e, para aqueles que residem em locais distantes ou fora do Brasil, é praticamente inviável. 

Uma alternativa muito mais prática e ágil é solicitar suas certidões online. Você pode solicitar mais de 80 tipos de certidões brasileiras – incluindo todas as que listamos anteriormente, com a opção de Inteiro Teor. 

Com a Central das Certidões, você tem a facilidade de ter as certidões de forma rápida, prática e segura, independentemente de sua localização no mundo. 

Leia mais sobre: 

Texto por: Jessica Almeida 

0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais velho
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários