Tópicos

Escritura-Pública-no-Cartório-de-Notas

Escritura Pública: para que serve e como fazer.

Você deseja vender ou comprar um imóvel? Então, saiba que é necessário entender sobre alguns documentos, além de providenciá-los. Uma das documentações é a escritura pública. 

Você já ouviu falar sobre esse termo, mas não sabe o que ele significa? Não precisa se preocupar! 

Nós da Central das Certidões vamos esclarecer o assunto para você. Para isso, reunimos as principais questões e, claro, as respectivas respostas sobre a escritura pública. 

E já vale destacar que é possível solicitar esse tipo de documento pela internet. Tudo fácil, rápido e seguro. 

Então, continue por aqui e aproveite as dicas! 

O que é uma Escritura Pública.

A Escritura Pública é um dos atos que podem ser feitos no Cartório de Notas, ela caracteriza a formalização da vontade das partes sobre negócios ou declara fatos juridicamente relevantes.

Além disso, é importante saber que, nesse documento, é identificado o tipo da escritura, podendo ser relativo a:

  • Compra e venda;
  • Usufruto;
  • Divisão de área;
  • Alienação imobiliária;
  • Emancipação;
  • Declaratória;
  • Ata notarial;
  • Doação;
  • Inventário;
  • Partilha de bens;
  • União estável;
  • Pacto antenupcial;
  • Divórcio.

Entretanto, não existe impedimento caso as partes queiram garantir a segurança jurídica em outros tipos de contratos de natureza particular.

As partes envolvidas no ato são qualificadas com as informações de: 

  • Nome completo;
  • Data de nascimento; 
  • Estado civil; 
  • Profissão; 
  • N.º de inscrição do C.P.F.; 
  • N.º do registro de identidade (R.G.);
  • participação das mesmas no ato.

Por que é utilizado o termo Escritura Pública?

O termo é chamado desta forma, pois à assessoria jurídica do notário a respeito do impacto que o ato pode apresentar no âmbito judicial e aconselhamento para as melhores soluções, traduzindo em linguagem técnica jurídica na escritura pública.

Quando solicitar a Escritura Pública.

A utilização da escritura é exigida, por exemplo, para negócios de compra e venda.

O comprador e o vendedor se dirigem a um cartório de Notas de confiança ou de preferência, munidos dos documentos pessoais, declaram a forma do negócio ao notário.

Então, neste momento, são solicitados os documentos necessários para que a escritura possa ser lavrada. 

Após este processo, a escritura pública servirá para oficializar a transmissão de propriedade no cartório de Registro de Imóveis, averbando na matrícula do imóvel a informação.

Desta forma, o negócio é oficializado e registrado no cartório de Registro de Imóveis.

É indicado para negócio de compra e venda, a consulta da matrícula atualizada do imóvel desejado, sendo esta registrada no cartório de registro de imóveis encarregado à divisão territorial imobiliária do município onde o imóvel esteja localizado.

Quem pode redigir uma escritura pública e quem pode solicitá-la.

A escritura é redigida por um funcionário do tabelião de notas. 

Ela fica registrada em livro próprio no cartório de Notas eternamente, desta forma, o documento pode ser solicitado por certidão por qualquer pessoa, evitando desgastes desnecessários com extravios de documentos.

Escritura pública online: saiba como solicitar.

Hoje em dia, graças ao avanço da internet, é possível resolver muitas demandas sem sair de casa. 

Um exemplo claro disso é sobre o pedido de documentações. A solicitação de certidão de escritura, matrícula atualizada de imóvel e outras certidões extrajudiciais são possíveis por meio da Central das Certidões.

Isso para qualquer cartório de notas, cartório de registro de imóveis, cartório de registro civil, cartório de protesto e cartório de títulos e documentos do Brasil.

Você solicita pela Central das Certidões e recebe no endereço que desejar!

Veja o passo a passo para fazer o seu pedido.

  1. Acesse o site.

Para começar, entre no site da Central das Certidões. Já na página inicial, você encontrará o botão “Pedir certidão”. Clique nele para iniciar o seu pedido.

  1. Informe o tipo de certidão.

Como a Central das Certidões trabalha com diversos tipos de certidões e registros, é necessário escolher uma das escrituras públicas disponíveis.

Se você não achar o seu tipo em um dos botões, é possível fazer a busca no campo de pesquisa. 

  1. Preencha os dados necessários.

Para ser possível encontrar os registros, você precisa preencher alguns dados. Por exemplo, é necessário informar em qual estado foi registrado o documento desejado. 

  1. Escolha a opção de envio.

O pedido é feito online e o documento é mandado diretamente para sua casa ou para qualquer endereço desejado (no Brasil ou no mundo). 

Para que isso seja realizado, então, informe o seu endereço e, em seguida, o tipo de entrega (Sedex, internacional ou carta registrada). 

  1. Confirme os dados.

A última etapa consiste na confirmação de dados. Verifique se você preencheu tudo corretamente e confirme o pedido. 

Pronto, agora é só aguardar o documento chegar até o endereço informado.

Qual o valor de uma escritura pública.

O valor da escritura é variável. Isso porque cada estado brasileiro define suas taxas, além disso, o preço final vai depender do frete para o endereço informado. 

 

Dito isso, o ideal mesmo é realizar a simulação para o seu caso. Você pode fazer isso na página de serviços da Central das Certidões, conforme indicamos no passo a passo. 

 

Conheça outros serviços essenciais da Central das Certidões! 

Solicite vários tipos de documentos sem precisar sair de casa. 

Resumindo.

Neste conteúdo, você soube o que significa a Escritura Pública. Vamos recapitular…

O termo é referente a um dos atos que podem ser feitos no Cartório de Notas. Na prática, a escritura é a formalização da vontade das partes sobre negócios ou declaração de fatos juridicamente relevantes.

pedir_certidao

Agora, se você precisa solicitar a segunda via de uma escritura online, conte com a Central das Certidões! 

Basta seguir o passo a passo que comentamos e aguardar o documento chegar em sua casa. 

Aproveite a praticidade! 

26 Comentários

  • Dependendo do plano empresarial, e0s vezes uma mera decalrae7e3o de unie3o este1vel, com reconhecimento de firma, basta para ser dependente em plano de safade (isso e9, se o plano aceitar agregados ). Uma outra coisa: as situae7f5es de unie3o este1vel apontadas por vocea se3o as unif5es de fato . A unie3o este1vel com contrato registrado no cartf3rio de registro civil traz quase todos os benefedcios do casamento, sem a necessidade de comprovae7e3o judicial. Em caso de separae7e3o, basta fazer o distrato, sem a necessidade de advogado. E o estado civil ne3o muda: a pessoa em unie3o este1vel ne3o e9 casada. Os cartf3rios de registro civil team uma minuta pronta de unie3o este1vel.

    • Olá Alfredo, boa tarde. Tudo bem com você?

      Não compreendemos a pergunta, por gentileza, poderia explica-la?

      • Olá
        Meu filho tá na China
        Eu e meu mulhe tá aqui brazil

        Meu filho tá na China precisando troca passaporte brasileiro
        Como faço um (PROCURAÇÃO PÚBLICA, Para meu pai pode leva ela troca passaporte dela ?
        Por favo me manda um jeito como vou faze esse (PROCURAÇÃO PÚBLICA,

  • Helena

    Boa noite! Eu preciso fazer a solicitação de uma ata notarial e queria saber o valor aproximado desse documento. Neste caso seria para uma ação de usocapião , e os valores de todo o processo como posso consultar?

    Grata,

    Heloisa

    • Olá Helena, como vai você?

      No Cartório de Notas o Escrevente Juramentada estará instruindo da melhor forma o documento a ser redigido, de acordo com sua vontade. Os emolumentos variam de acordo com a região em que o cartório de notas está situado, desta forma, basta entrar em contato com o cartório para saber mais sobre valores.

  • kelly

    Preciso do numero de matricula do terreno para solicitar a luz .Estou no local mas nao sei direito o endereco estou la a muito tempo so sei o endereco completo do lote ao lado e atraves do google map a numeracao do lote parece nao condizer com a realidade . Quero legalizar agua luz e escritura .Qua forma de obter o endereco correto .Quem esta capacitado para me ajudar a entender o mapeamento do local ou posso solictar de alguma forma que alguem mapeie mas nao sei se possui escritura ou dono .So sei que esteve abandonado por decadas e estamos no local a decadas tambem.

    • Olá Kelly, como vai?

      Você pode iniciar este procedimento contatando a Prefeitura da sua cidade, para verificar informações sobre esta localidade.

  • gideon melo de Oliveira

    Boa noite comprei uma casa e tenho um recibo de compra e venda registrado em cartório gostaria de saber como faço para dai fazer a escritura da casa

    • Olá Gideon,

      Você deve comparecer no Cartório de Notas mais próximo ao seu endereço para solicitar a elaboração desta escritura.

  • Neiva

    Boa tarde!

    Parabéns pelo blog!
    Gostaria de saber sobre registro de imóvel, o que preciso para registrar um apartamento.
    Comprei um apartamento de um amigo que está financiado pela CEF, e ele não quis mais, e me passou para pagar as prestações, assumir todas as despesas IPTU, Condomínios etc. Quando fui ver a matricula do imóvel não estava feito nenhum registro em sua matricula, e está financiado.
    Não sei o que ele fez, pois assim que comprou não registrou em seu nome, tem o contrato de compra e venda com a hipoteca da CEF, não pagou o ITBI.
    E para acabar o imóvel está constando penhora em sua matricula, pois ele não registrou e a Construtora estava com dividas com a Receita aí penhorou o imóvel, pois ainda estava no nome da Construtora. DIFÍCIL …
    A construtora NÃO existe mais.
    Preciso saber como proceder, mesmo constando penhora é possível registrar no mome do comprador?
    Uma vez que o contrato foi feito antes da penhora aparecer?
    Quais documento preciso, o que deverei pagar para o registro?
    Obs. Já tem uns 15 anos desde compra, o financiamento está para acabar.

    • Olá Neiva,

      Seu caso é bem delicado, sugerimos que se dirija ao Cartório de Registro de Imóveis mais próximo para obter melhor orientação sobre como proceder.

  • Ana Neves

    Meu avô comprou um terreno há 49 anos, porém nunca o transferiu e o recibo de compra e venda se perdeu ao longo do tempo. Como faço hoje para regularizar este terreno? pagamos o IPTU anualmente e este vem no nome do meu avô. O outro problema é que meu avô já faleceu a mais de 10 anos.

    • Olá Ana,

      Você reside neste local? Caso resida, uma possibilidade é requerer o usucapião do local.

  • Josefa Henrique Rufino de Azevedo Souza

    Eu preciso fazer uma procuração pública para a minha irmã para ela receber aposentadoria dela só que ela está em outro estado .O que devo fazer? Posso fazer sem a presença dela?Quais são os ducomentos ?Posso escolher o cartório da minha preferência?

    • Olá Josefa,

      Não compreendemos quem é o outorgante (concede os poderes) e quem é o outorgado (recebe os poderes) para esta procuração. Poderia nos explicar melhor?

  • Rosileide Silva Santos Sena

    Olá Boa tarde gostaria de saber como assegurar uma àrea doada sem documento de compras e vendas, tem apenas recibo de água e luz?

    • Olá Rosileide,

      Infelizmente não, recibo de água e luz não é comprovante de propriedade de imóvel.

  • JACKSON

    Boa noite. É possível adquirir um imóvel sem escritura publica/ matrícula ou transcrição por usocapião extrajudicial ou judicial?

  • Vania

    boa noite, gostaria de saber procedimento para o seguinte caso. o imovel possui uma escritura oublica no nome de uma pessoa que o vendeu para o filho. Esse filho fez documento no cartorio de notas do imovel, mas nao registrou. Agora querem (ambos em concordancia) cancelar esse registro para vender o imovel para outra pessoa, direto pela mãe, que tem a escritura publica do imovel. Isso è possivel!!

  • Antonio Thomaz

    Bom dia. Adquiri um imóvel e fiz a escritura no cartório de notas, paguei o ITBI, INSS, Ja consegui o regularização da obra e o IPTU já está no meu nome. Como a prefeitura levou 9 anos para me liberar o documento do acréscimo da obra só agora fui registrar meu imóvel. O cartóro de registros de minha cidade orientou para que primeiro eu registra-se o terreno e depois o imóvel que consta nele, poqrque eu não sei, mas essa nem é a questão. Tive de solicitar uma documentação, que segundo o cartório de registro seria encontrtado no livro do cartório onde foi feita a escritura de compra e venda. Para minha surpresa descobri que o cartório onde foi registrada a minha escritura sofreu uma intervenção do Ministério Público que cancelou vários livros onde haviam escrituras com ilicitos. Mas ora, a minha não tinha e fui pejudicado, pois o correto deveria ser cancelar as escrituras erradas e não o livro inteiro. Diante de tal situação me diriji a Defensoria Pública que me informou para eu dar entrada no uso capião. Não tenho essa intenção pois precisarei vender o imóvel, que pelo alor de mercado, com certeza irão oferecer uma parte em dinheiro e outra em carta de crédito. Outra situção é que eu fiz tudo direito, não invadi o imóvel, paguei ITBI e todos os demais documentos. Vale lembrar que o proprietário que me vendeu, faleceu tem aproximadaente 2 anos. Como devo agir nesse caso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *