Certidão de ônus reais: o que é, para que serve e como pedir online.

certidão de ônus

A certidão de ônus reais é um documento utilizado para comprovar se existe algum ônus que recaia sobre o imóvel, como hipoteca ou penhora, por exemplo.

Quando a certidão é positiva, significa que foram encontradas pendências em aberto relacionadas ao imóvel. 

Caso nenhum registro de pendência seja encontrado, a certidão de ônus será negativa.

Ter acesso a essas informações é essencial para quem vai comprar uma propriedade. 

Ao longo deste conteúdo, vamos explicar de maneira detalhada o que é a certidão de ônus, quando ela é necessária e como solicitar o documento pela internet. 

Continue a leitura com a gente para entender mais sobre o assunto. 

Peça sua certidão de ônus agora mesmo sem sair de casa.

O que é uma certidão de ônus reais.

o que é certidão de ônus reais

A certidão de ônus reais é emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis e traz informações sobre pendências do imóvel que possam influenciar na venda. 

O documento informa se há algum ônus positivo que recaia sobre a propriedade como, por exemplo:

  • hipoteca;
  • penhora;
  • arrematações;
  • registro de garantia de financiamento;
  • promessa de compra e venda;
  • ações que envolvam o imóvel ou o proprietário atual.

Além disso, ela contém informações como os dados do imóvel, dos proprietários e também uma classificação negativa ou positiva. 

Caso seja positiva, o documento indica uma ou mais dessas condições listadas acima. 

Quando ela tem resultado negativo, significa que o imóvel está livre e desembaraçado para os fins que o proprietário desejar. Ou seja, a propriedade não tem pendências em aberto registradas em cartório.

O que significa certidão de ônus.

Se analisarmos o significado da palavra “ônus” conseguimos entender com mais clareza a função da certidão: o termo significa exatamente peso, encargo ou obrigação e é muito utilizado no campo jurídico. 

A intenção deste documento é fazer uma consulta nos registros para verificar qualquer tipo de ônus relacionado à propriedade. 

Ou seja, indicar se existem ou não encargos registrados no histórico de um determinado imóvel. 

Para que serve a certidão de ônus reais.

A certidão de ônus reais é um documento fundamental no processo de compra e venda de um imóvel e serve para garantir maior segurança no momento da negociação.

Quem vai comprar um imóvel, por exemplo, precisa saber se a propriedade tem ou não pendências, penhoras ou dívidas vinculadas a ela.

Com a certidão é possível ter acesso a todas essas informações, assim como aos dados atualizados sobre a situação do imóvel. 

Isso porque a certidão de ônus traz o histórico completo da propriedade, com a descrição de qualquer transação realizada desde o registro do imóvel em cartório.

Quando a certidão de ônus reais é necessária.

A certidão de ônus pode ser solicitada em vários momentos como, por exemplo, pelos bancos, para realizar contratos de financiamento ou pelos Cartórios de Notas para elaborar escrituras.

Como falamos acima, o documento também pode servir como fonte de consulta para o comprador do imóvel, garantindo assim mais transparência na transação. 

Essa consulta contribui para evitar surpresas desagradáveis no futuro, como se deparar com uma dívida em aberto deixada pelo proprietário anterior, por exemplo.

A compra de imóveis é um passo muito importante, por isso ter acesso a essas informações é fundamental para garantir que a negociação seja tranquila tanto para o vendedor como para o comprador.

Quem pode tirar a certidão de ônus reais.

Muita gente acredita que apenas o proprietário pode solicitar a certidão de ônus reais, mas a verdade é que qualquer pessoa pode pedir o documento.

Por se tratar de um registro público, a consulta pode ser feita por qualquer interessado. Isso é uma grande vantagem para quem vai comprar um imóvel. 

Com isso, o comprador tem a possibilidade de verificar por conta própria as pendências legais relacionadas à propriedade que deseja adquirir, independente do proprietário do imóvel. 

Além disso, o processo para pedir o documento é bem simples e pode ser feito pela internet. Vamos explicar como funciona a solicitação online a seguir. 

Como solicitar uma certidão de ônus reais.

como solicitar uma certidão de ônus

Você pode pedir a certidão de ônus reais pela internet, de maneira prática, rápida e segura, sem precisar se locomover até o cartório. 

Essa opção facilita muito a vida de quem não mora na mesma cidade do cartório onde o imóvel está registrado, assim como para quem não tem tempo para ir até o local de registro.

No site da Central das Certidões é possível solicitar a certidão de ônus reais de qualquer Cartório de Registro de Imóveis do Brasil. 

Confira o nosso passo a passo a seguir para entender como pedir o documento sem sair de casa. 

Início do processo para tirar sua certidão de ônus reais.

O primeiro passo é acessar o site da Central das Certidões. Já na página inicial da plataforma, a próxima etapa é clicar no botão “Pedir certidão” para dar início ao seu pedido.

Etapa 1 – solicitante da certidão de ônus reais.

como solicitar certidão de ônus online

Depois dessas etapas iniciais, você será encaminhado para a página de pedidos e deverá preencher algumas informações importantes.  

Nesta primeira etapa é necessário preencher corretamente seus dados cadastrais. Vamos utilizar essas informações apenas para te manter informado sobre o andamento do seu processo até que o documento chegue até você.

Etapa 2 – estado e certidão.

passo a passo para pedir certidão de ônus online

O documento é emitido após uma consulta no Cartório de Registro de Imóvel onde o registro da propriedade foi feito, que vai indicar o ônus positivo ou negativo para a certidão.

Por isso, nesta próxima etapa, será preciso informar alguns dados sobre o cartório onde o registro de imóvel foi realizado. 

Selecione o estado em que a propriedade está registrada e escolha o tipo de certidão desejada – neste caso, a certidão de ônus reais.

Etapa 3 – cidade e cartório.

pedido de certidão de ônus online

Na terceira etapa, selecione a cidade e o cartório onde a certidão de ônus reais está registrada. 

Se você está com dúvidas sobre o cartório em que o imóvel está registrado, entre em contato com a equipe da Central das Certidões para obter suporte. 

Etapa 4 – dados de busca.

certidão de ônus reais online

Vamos precisar, nesta etapa, dos dados da certidão que está sendo solicitada, como o número da matrícula do imóvel, por exemplo.

Todos os campos que contém um asterisco em vermelho (*) são de preenchimento obrigatório.

Mais uma vez, vale ressaltar que a equipe da Central das Certidões está sempre pronta para tirar dúvidas sobre o processo de pedido. 

Etapa 5 – dados de entrega.

solicitar certidão de ônus online

A certidão de ônus será entregue na sua casa ou no local escolhido por você, por isso é necessário preencher alguns dados para a entrega antes de finalizar o pedido.

Logo após indicar os dados da sua certidão de ônus reais, selecione a modalidade de entrega desejada para receber sua certidão, como Sedex, por exemplo.

Depois, preencha os dados do seu endereço para entrega.

Vale destacar que a Central das Certidões faz envios para o Brasil e também para o exterior. 

Para entregas no Brasil, disponibilizamos o envio na modalidade Carta Registrada ou Sedex. Para entregas no exterior, o envio é feito pela empresa Fedex.

Etapa 6 – confirmação.

solicitação de certidão de ônus reais

Esta é a última etapa do seu pedido. Antes de concluir a solicitação, confira todos os dados preenchidos para prosseguir com o pagamento. 

Para pedidos com entrega no Brasil, o pagamento pode ser realizado via boleto bancário ou no cartão de crédito em até três vezes sem juros. 

Já para os pedidos com entrega no Exterior, disponibilizamos também o pagamento via cartão de crédito internacional e Paypal. 

Você pode consultar preços e o tempo de entrega para o seu pedido clicando no botão “Conhecer preços e prazos”, localizado na página inicial do site da Central das Certidões.

Caso surjam dúvidas durante o processo, entre em contato com a equipe da Central das Certidões.

Vantagens de solicitar a certidão de ônus.

Agora que já entendemos bem o que é a certidão de ônus reais e aprendemos a solicitar o documento online pelo site da Central das Certidões, vale a pena destacar os benefícios de emitir o documento.

Ele faz toda a diferença no processo de compra e venda de imóveis, pois mostra a situação real e atual da propriedade.

A seguir, listamos algumas das principais vantagens de pedir a certidão de ônus reais. 

Segurança na compra do imóvel.

A certidão de ônus é um documento oficial com todas as pendências do imóvel, por isso garante total segurança na aquisição do bem e na assinatura do contrato, tanto para o vendedor como para o comprador.

Com a consulta feita diretamente no cartório de registro, o documento emitido serve não apenas como fonte de informação, mas também de comprovação de qualquer pendência existente – ou da ausência delas.

A compra de um imóvel envolve um investimento alto, por isso é necessário tomar todos os cuidados para garantir tranquilidade em cada etapa da transação.

Transparência na negociação.

Outro ponto importante da certidão de ônus reais é trazer mais transparência na negociação de compra e venda de um imóvel.

Com o documento, fica comprovado, de maneira oficial, a situação atual da propriedade e possíveis encargos que possam influenciar a venda de alguma maneira.

Esse também é um dos motivos pelos quais os bancos costumam pedir a apresentação do documento no momento de fechar um contrato de financiamento imobiliário, por exemplo.

Evita surpresas após a compra.

Imagine comprar um imóvel e descobrir encargos ou dívidas só após a conclusão da negociação. A certidão de ônus pode evitar esse e outros tipos de situações desagradáveis. 

Sabemos que a aquisição de uma casa ou de um apartamento faz parte dos sonhos de muitos brasileiros, mas é preciso tomar alguns cuidados ao escolher a propriedade.

Para evitar surpresas e prejuízos financeiros no futuro, não deixe de emitir a certidão de ônus reais para verificar a situação atualizada da propriedade.

Isso diminui os riscos de negociar ofertas enganosas ou até mesmo de cair em ações fraudulentas. 

Prazo de uma certidão de ônus reais.

O prazo médio para emitir a sua certidão de ônus reais com a Central das Certidões pode ser consultado pelo simulador exclusivo do site.

Para acessá-lo basta clicar em “Conhecer preços e prazos”, como já explicamos no passo a passo sobre o pedido da certidão de ônus neste artigo.

certidão ônus

Ao acessar essa página, você deve informar alguns dados sobre o documento, como tipo da certidão e nome do cartório para a consulta de registro. 

Para que o simulador calcule o prazo estimado para entrega do seu pedido, também é preciso informar a modalidade de envio desejada, lembrando que você pode escolher entre três opções:

  • carta registrada;
  • Sedex;
  • Fedex para os envios internacionais.

A equipe da Central das Certidões cuida de toda a parte burocrática para você, garantindo que o documento chegue em segurança na sua casa.

Custo de uma certidão de ônus reais. 

A emissão da certidão de ônus tem um custo que não é padronizado, por isso costuma variar de uma cidade para outra.

O ideal é consultar os valores estabelecidos na sua região diretamente com a instituição onde pretende fazer o pedido.

Na Central das Certidões, você também consegue consultar o valor do documento de maneira bem prática e rápida sem sair de casa, utilizando o simulador online disponível no site.

Para isso, temos o botão “Conhecer preços e prazos” em nossa página inicial. É só informar qual a certidão que deseja emitir e a modalidade de entrega para envio do documento. 

Assim que completar esses dados na calculadora de preços e prazos, clique em “calcular” e pronto: você terá acesso ao valor e prazo estimado de envio do seu pedido.

Resumindo.

A certidão de ônus é um documento fundamental, principalmente para quem deseja comprar um imóvel. 

Com ela, é possível ter acesso ao histórico completo e verificar a situação atual da propriedade perante a lei. 

O documento comprova oficialmente a existência ou a ausência de qualquer tipo de encargo sobre o imóvel: a certidão positiva indica que há ônus, já a negativa mostra que não existem pendências relacionadas ao bem.

Essas informações garantem uma negociação muito mais tranquila e segura, evitando que você tenha problemas com ações judiciais ou dívidas do imóvel no futuro 

Além disso, a certidão comprova a regularidade da propriedade, por isso pode ser solicitada por instituições financeiras em processos de financiamento imobiliário, por exemplo.

Por se tratar de um documento público, o comprador (ou qualquer outro interessado) pode pedir o documento sem depender do proprietário atual, desde que saiba em qual Cartório de Registro de Imóveis a propriedade foi registrada.

A certidão negativa ou positiva é emitida após uma busca no cartório onde o imóvel foi registrado e pode ser solicitada online pelo site da Central das Certidões. 

Peça sua certidão de ônus agora mesmo sem sair de casa.

4 1 Vote
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
43 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais velho
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários