Cartórios, agora podem emitir documentos de identificação.
Os Cartórios de Registro Civil tem por finalidade realizar os atos de registros de nascimento, casamento e óbito. Suas atividades são regulamentadas pelo Decreto-lei n.º 6.015/1973: “Lei dos Registros Públicos”.
(Em nosso blog escrevemos um artigo completo sobre os Cartórios de Registro Civil, a leitura pode ser realizada aqui: História do Registro Civil no Brasil).
Em setembro de 2017, entrou em vigor a Lei n.º 13.484/2017, atribuindo novas possibilidades de atividades a estes cartórios. Com esta alteração, os Cartórios de Registro Civil passam a emitir documentos de identificação.
Como ofícios da cidadania, estes cartórios têm autorização para emitir documentos de identificação como:
– Carteira de identidade (RG);
– Cadastro de pessoa física (CPF);
– Carteira nacional de habilitação (CNH);
– Passaporte, entre outros.
A tendência é que gradativamente estes serviços sejam disponibilizados nos cartórios, dependendo do acordo entre as serventias e os órgãos públicos de cada região. No Rio de Janeiro, por exemplo, cinco cartórios já estão disponibilizando estes serviços para verificar a eficiência e funcionalidade das mudanças.
Este tipo de parceria com os órgãos públicos é beneficial para a população e para os próprios órgãos, facilitando a vida dos cidadãos e reduzindo os índices de fraudes.
O cadastro de pessoa física (CPF), por exemplo, já é emitido na certidão de nascimento dos recém-nascidos devido à parceria entre a Receita Federal e a Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais).
A Central das certidões é adepto a facilidade, praticidade e agilidade para os cidadãos. Por isso, com mais de 10 anos de experiência, a Central das Certidões é especializado na prestação de serviços de solicitação de certidões pela internet, com entrega em todo o Brasil e mais de 50 países no exterior.
Para conferir todas as certidões disponíveis para solicitação, acesse nosso site oficial.
Observação: A Central das Certidões não disponibiliza os documentos de identificação mencionados neste artigo, sendo o conteúdo de caráter informativo.
26 Comentários
Boa tarde! gostariua de saber qual o valor e quais documentos precisa, para um testamento Publico ???
Olá Valdir,
Em nosso blog escrevemos uma publicação sobre Testamento Particular e Testamento Público, para realizar a leitura basta acessar: https://blog.centraldascertidoes.com.br/testamento-saiba-como-registrar/
Olá boa noite.
Meu marido completou 18 anos agora em Abril, porém por conta da pandemia não teve com ir atrás de tirar o seus documento. Da certo registrar a nossa filha só com a certidão de nascimento dele?
Lembrando ele não tem RG, nem CPF e nem Carteira de trabalho, nenhum documento. Por favor me ajude, minha filha nasce mês que vem e estamos com muita dúvida sobre isso
Olá Raquel, como vai?
Sem nenhum documento ele não conseguirá realizar o registro do nascimento.
Devido à idade {88 anos} e ao fato de ser medicado com remédios psiquiatricos, minha assinatura atual não confere com a dos documentos mais antigos . Como proceder para que as novas assinaturas possam ser usadas para reconhecimento de firma e autenticação de documentos?
Olá Guy,
Basta atualizar seu cadastro junto ao Cartório de Notas.
Nasci no Estado da Bahia e moro a mais de trinta anos no Estado do Rio de Janeiro. Posso trocar de nome, no estado que moro atualmente e esse serviço é pago?
Olá Lourinaldo,
Alterações no nome ou sobrenome podem ocorrer apenas com a autorização de um Juiz.
posso pedi estorico escola registrou de Nascimento cpf minhia endetidade pelo serviço do cartório
Olá Nelip,
Ainda não são muitos cartórios que disponibilizam essa possibilidade, pois ainda trata-se de um procedimento novo e em fase de implementação. Aqui na Central das Certidões não é possível efetuar tal solicitação, mas você pode confirmar a disponibilidade do serviço no cartório mais próximo ao seu endereço.
Eu preciso que vocês me enviem um atestado d óbito d minha mãe hoje moro n Bahia to com dificuldade pra buscar
Olá Risomar,
O pedido da certidão de óbito pode ser efetuado em nosso site oficial, acessando: https://www.centraldascertidoes.com.br/para-voce
Ai e meu nome o nome d minha mãe e Luzinete Gomes d lima
Olá Risomar,
O pedido da certidão de óbito pode ser efetuado em nosso site oficial, acessando: https://www.centraldascertidoes.com.br/para-voce
Olá, gostaria de um ajuda urgente… Bom.. fui registrada 2 vezes, a primeira ao nascer( pelo meu pai legítimo), a segunda pelo meu padastro ( nessa certidão tive sobre nome é data de nascimento alterados ) .. quero saber o que fazer para voltar a usar minha primeira certidão ? Sem gerar processo , uma vez que quando fizeram isso minha mãe e meu padastro não sabiam que era crime.
Olá Naila,
A única forma de solucionar este ocorrido é por meio das vias judiciais.
OS DOCUMENTOS NECESSARIOS SE EU NAO TIVER COMO PAGAR DA PRA TIRAR TODOS GRATUITAMENTE?
Olá Cristiane,
Não é possível.
O cartorio emitiu a 1ª certidião de nascimento do meu filho com um numero de cpf errado, ou seja, o numero do cpf q consta na certidão pertence a uma outra pessoa. Como devo proceder? O cartório quer q eu vá na receita federal mas a receita disse q não é nada com eles…
Olá Janaina,
Infelizmente não possuímos essa informação.
Boa tarde…na minha certidão de nascimento original de 1958, consta o meu sobrenome com acento agudo (Béssa) , hoje solicitei nova certidão, quando a verifiquei que o meu sobrenome perdeu o acento (Bessa) . Indaguei ao oficial porque não constava o acento agudo no meu sobrenome(Béssa) . O oficial disse que no livro não foi lançado o acento agudo ao sobrenome e para retificar deveria levar a certidão de nascimento ou de casamentos dos pais. Ora, o documento que nomina a pessoa é a certidão de nascimento. Se sou Béssa, assino Béssa é porque me visto como Béssa, sem o acento agudo me sinto nua. Qual procedimento devo tomar.
Olá Maria,
É necessário seguir as orientações já fornecidas pelo próprio Oficial, levando os documentos solicitados para devida retificação em seu assento de nascimento.
Meu pai já falecido é de Minas gerais e não sei em que cartório foi registrado estamos precisando do documento pra motivo de exigencia do INSS como saber se moro no RJ
Olá Janaina, tudo bem com você?
Ao surgir a necessidade de solicitar a 2ª via de uma certidão, sendo ela de nascimento, casamento ou óbito, podem surgir dúvidas sobre qual é o cartório de registro do documento, dificultando a solicitação. Pensando nisso, separamos três dicas para ajudar você a localizar o cartório:
1- Certidão de Nascimento – O registro pode ser realizado de duas formas: no cartório de registro civil das pessoas naturais do local onde ocorreu o nascimento; ou no município de residência dos pais, quando esse for diferente do local de nascimento, porém não é um procedimento padrão.
2- Certidão de Casamento – A habilitação para o casamento, por regra, é sempre realizado no cartório das pessoas naturais do município de residência de um dos cônjuges.
3- Certidão de Óbito – Os óbitos devem ser registrados no cartório de registro civil das pessoas naturais do município do falecimento ou de residência do falecido.
Agora que você já sabe como funciona o procedimento, poderá encontrar os prováveis cartórios e solicitar a sua 2ª via em nosso site: centraldascertidoes.com.br
Meu pai é de 1939 seus pais já falecidos não temos contato com ninguém da família e não temos como se locomover para Minas pós moramos no RJ os cartório em Muriaé e Sabará não encontraram sabíamos desses detalhes que não se confirmarão o cartório tem como fazer essa procura
Olá Janaina, tudo bem com você?
Infelizmente em alguns casos é necessário saber ao certo onde se encontra o registro, pois os sistemas cartorários nem sempre são interligados, impossibilitando realizar qualquer busca.