Certidão de protesto: o que é e como pedir o documento online.

certidão de protesto

A certidão de protesto é emitida para comprovar a existência de inadimplência ou a quitação dessa dívida. A consulta pode ser feita para pessoas físicas e jurídicas.

Desenvolvemos esse conteúdo para explicar como o documento funciona, para que ele serve e como solicitar a certidão pela internet.

Aproveite a leitura.

Peça a segunda via da certidão de protesto online sem sair de casa.

O que é certidão de protesto.

o que é certidão de protesto

A certidão de protesto indica se existem ou não pendências financeiras relacionadas a uma determinada pessoa ou empresa.

Vamos explicar melhor: quase todo mundo já fez uma compra a prazo por boleto, emitiu um cheque ou assinou uma nota promissória, certo?

Se a compra a prazo foi realizada em uma loja, teve que assinar um contrato e o comerciante emitiu um carnê ou o pagamento foi com um cheque pré-datado.

Em ambos os casos, um compromisso foi firmado e o comprador pode ter muita dor de cabeça se não pagar. Nestes casos, o credor pode levar seu título ao Cartório de Protesto.

Ao fazer o registro de protesto, a situação de inadimplência é formalizada diante do cartório.

A certidão de protesto é emitida quando é necessário comprovar se há ou não algum registro de protesto sobre determinado CPF ou CNPJ, podendo ser:

  • negativa: a certidão de protesto negativa indica que não há pendências relacionadas ao CPF ou ao CNPJ consultado;
  • positiva: caso o nome consultado tenha qualquer pendência, a certidão de protesto será positiva.

A certidão positiva apresentará o nome da empresa ou pessoa responsável por registrar o protesto e também o valor protestado.

Enquanto o pagamento da dívida não for realizado, o nome do devedor constará em todas as certidões como uma pendência protestada, o que configura como certidão positiva de protesto.

Para que serve a certidão de protesto.

A certidão de protesto serve para atestar a presença ou a ausência de dívidas protestadas.

Veja, se você precisa consultar e comprovar a existência de algum protesto em seu nome ou em nome de outras pessoas, uma certidão de protesto será emitida.

A certidão também serve para indicar a quitação da dívida que havia sido protestada.

O protesto de um título deve ser registrado diretamente no Cartório de Protesto, assim como a solicitação de sua baixa quando o débito for quitado.

Tipos de certidão de protesto.

Existem alguns tipos de certidão de protesto e cada um deles apresenta características diferentes. É importante entender essas diferenças para saber quando usar cada certidão.

A seguir você pode entender quais são e para que servem os quatro tipos de certidão de protesto.

Certidão de protesto (negativa ou positiva).

Como explicamos logo no início desse conteúdo, o objetivo desta certidão de protesto é verificar se há pendências em aberto registradas no cartório.

Se a certidão de protesto for negativa, representa que não há registro de inadimplência para o CPF ou CNPJ consultado no cartório de protesto. Também há possibilidade de solicitar pendências em nome do casal.

Caso a consulta seja feita em um cartório diferente daquele onde o protesto foi realizado, a certidão também constará como negativa.

Por isso, é importante saber o nome do cartório onde o protesto foi registrado no momento da consulta.

Certidão do instrumento de protesto.

Essa é a via com o teor do protesto emitida pelo cartório e entregue ao credor da dívida. Se o débito não for pago pelo devedor dentro do prazo informado, o instrumento de protesto somente poderá ser retirado com o credor da dívida.

Certidão positiva de cancelamento.

tipos de certidão de protestos

A certidão positiva de cancelamento é emitida quando o devedor quita sua dívida com o credor.

Para isso, é necessário que o devedor vá até o Cartório de Protesto com o instrumento de protesto em mãos, para realizar a baixa da inadimplência.

Neste caso, a dívida protestada constará como paga no Cartório de Protesto e será emitida uma certidão positiva de cancelamento.

Certidão de Inteiro Teor

A certidão de inteiro teor traz as informações completas do protesto, como dados do credor, dados do devedor, descrição detalhada da negociação da compra e valor da dívida, por exemplo.

Como pedir certidão de protesto pela internet.

Te falta tempo para ir até o cartório ou mora em uma cidade diferente de onde o registro de protesto foi feito? Para resolver isso, você pode solicitar o documento online pela Central das Certidões.

A Central das Certidões faz a consulta de protesto e emite a certidão negativa ou positiva para você. Veja como fazer o pedido:

  • acesse o site da Central das Certidões;
  • clique em “pedir certidão”;
  • preencha os dados solicitados, indicando que você deseja emitir a certidão de protesto;
  • informe em qual cartório você deseja realizar a busca;
  • pronto, agora é só aguardar o documento chegar até você.

Vale destacar que a cidade de São Paulo conta com uma central de protesto de títulos, que permite consultar os 10 Cartórios de Protesto da capital.

Caso o protesto que deseja consultar tenha sido registrado em São Paulo, selecione a opção “Dez Cartórios de Protesto” ao indicar em quais cartórios a busca deve ser realizada.

Outro ponto importante é que a Central das Certidões entrega documentos para o Brasil e para o exterior, garantindo comodidade, segurança e praticidade a você.

Resumindo.

Como vimos ao longo deste conteúdo, a certidão de protesto é fundamental para atestar a presença ou a ausência de débitos para empresas e pessoas físicas.

O documento serve não apenas para consultar e comprovar a dívida, mas também para certificar a quitação do débito pelo devedor.

A Central das Certidões está aqui para cuidar de todo o processo para você, desde a consulta de dados até a emissão da certidão de protesto, seja ela negativa ou positiva.

Você não precisa se preocupar em ir até o cartório: basta fazer o pedido online e aguardar a entrega da certidão na sua casa.

Peça a segunda via da certidão de protesto online e receba o documento em casa.

0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
30 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais velho
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários