Recuperação de Crédito: nível Corporate

Recuperação-de-Crédito-nível-Corporate

A forma como ocorre a recuperação de crédito pode ser dividida em diversos segmentos, conforme o tipo de devedor, credor, valor da dívida, entre outros.

Os segmentos relativos a dívidas de varejo são normalmente conduzidos por esteiras de cobrança. Em nosso blog, aliás, já publicamos um artigo sobre O processo de cobrança judicial e extrajudicial.

Entretanto, essa modalidade não é compatível com determinados perfis de devedores, devido a diversas dificuldades criadas intencionalmente pelos mesmos, ou acidentalmente pelo contexto econômico de seu nicho de mercado.

Nestes casos existem algumas modalidades específicas como a recuperação de crédito ao nível corporate. Você sabe como ela é funciona?

O que é a recuperação de crédito ao nível Corporate?

O nível Corporate diz respeito a grandes empresas ou grupos com passivos expressivos, normalmente superiores a R$ 5 milhões. São casos que uma simples busca de bens pela via judicial ou extrajudicial tem chances muito reduzidas de sucesso.

Promover uma investigação para encontrar bens de devedores dessa categoria é um procedimento delicado, posto que terá muitas vezes como targets pessoas envolvidas ou com grande risco de envolvimento em processos de recuperação judicial, falência, grupos econômicos complexos, administrado por pessoas com diversas modalidades de estratégias de blindagem patrimonial.

Para vencer tantas barreiras é necessária a aplicação da metodologia adequada, com uma coleta de evidências robustas para suportar teses jurídicas que muito provavelmente serão vitais para o atingimento do patrimônio localizado.

Como realizar essa Investigação Patrimonial?

Para realizar uma Investigação Patrimonial adequada a recuperação de crédito ao nível corporate, como mencionamos no tópico anterior, é importante contar com um parceiro estratégico.

Existem empresas especializadas nestas pesquisas patrimoniais, como a Leme Inteligência Forense, por exemplo. A Leme conta com vários especialistas em sua equipe, além de uma metodologia inovadora no mercado.

(Aliás, você pode clicar aqui para entrar em contato com a Leme e conhecer as soluções que estão disponíveis desde o crédito até à cobrança.)

A cobrança de dívidas desse porte é uma corrida contra o tempo, pois tais devedores geralmente têm um passivo judicial composto por muitos credores, muitos destes, com departamentos especializados em promover investigações de alta complexidade para identificação de patrimônio, colocando-os em posição privilegiada na busca pela satisfação de seus créditos.

Uma investigação bem conduzida poderá fornecer elementos de grande valor para fortalecer a posição do credor em uma mesa de negociação, melhor cenário para esse dentro de todo o contexto de inadimplência do target.

Por fim, o investimento em investigações para a recuperação de crédito do nível corporate também é uma forma de suavizar despesas. Pois, promover buscas de bens sem o melhor direcionamento pode gerar altos investimentos em emolumentos cartorários, com risco de retorno negativo, criando despesas ao credor que tornarão a dívida um problema crescente.

Ficou com alguma dúvida? Aproveite para deixar seu comentário abaixo para que nossa equipe possa lhe ajudar.

pedir_certidao
0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
8 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais velho
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários