A certidão vintenária é um documento indispensável para quem deseja comprar um imóvel, já que descreve todas as operações envolvendo a propriedade nos últimos 20 anos.
O documento traz informações importantes, como registro de hipoteca, penhora ou indisponibilidade do imóvel.
Ao longo deste artigo, você vai entender a função e a importância do registro, além de saber como pedir a certidão online sem sair de casa. Aproveite a leitura.
Peça sua certidão online agora mesmo.
O que é certidão vintenária.
Esse tipo de certidão é o documento que descreve os registros de um imóvel nos últimos 20 anos.
Qualquer movimentação relacionada a propriedade durante esse período consta no registro, mesmo que seja referente a um número de matrícula antigo.
Para que serve a certidão vintenária.
A certidão vintenária, permite verificar o histórico de um imóvel ao longo de 20 anos.
O documento pode ser utilizado para comprovar alguma informação ou ainda como fonte de consulta para garantir a segurança em transações imobiliárias, por exemplo.
Veja algumas informações que podem aparecer na certidão:
- registro de hipoteca;
- existência de penhora;
- mudanças na construção;
- averbações de usufruto;
- indisponibilidade do imóvel (que impede a transferência da propriedade);
- registro dos atuais proprietários.
Para abordar um período mais longo do histórico do imóvel, existe também a certidão trintenária, que traz dados sobre os registros dos últimos 30 anos relacionados ao bem.
Por que a certidão vintenária é importante?
A possibilidade de consultar o histórico de um imóvel ao longo dos anos é fundamental para verificar as condições registrais e garantir a segurança em diversos processos, como a compra e venda da propriedade, por exemplo.
Essa verificação feita por meio da certidão permite identificar qualquer tipo de ônus que recaia sobre o imóvel, assegurando a transparência na operação e evitando problemas futuros.
Com isso, é possível tomar conhecimento de possíveis dívidas, ações judiciais ou qualquer impedimento para concluir operações envolvendo o imóvel.
Além disso, a certidão é um documento importante no processo de usucapião.
O Usucapião consiste na aquisição de uma propriedade com base na posse prolongada, por isso o acesso aos registros do imóvel nos últimos 20 anos é essencial para quem reivindica essa posse.
Nestes casos, o documento emitido é chamado de certidão vintenária de distribuição cível.
Essa certidão ajuda a comprovar a posse da propriedade e atesta a ausência de qualquer movimentação que possa impedir a aquisição por usucapião.
Onde tirar a certidão online.
É possível solicitar a certidão online, diretamente no site da Central das Certidões.
Para emitir o documento são consultados os dados registrados no Cartório de Registro de Imóveis onde a matrícula da propriedade foi feita.
A possibilidade de fazer a solicitação online torna o processo mais prático, rápido e simples, permitindo que você resolva tudo sem precisar sair de casa e ir até o Cartório de Registro de Imóveis.
Essa é uma ótima alternativa para quem mora em uma cidade diferente do cartório onde o imóvel foi registrado ou para quem está sem tempo na agenda para fazer a solicitação de forma presencial.
Com a Central das Certidões, você garante um processo totalmente seguro. A equipe da empresa cuida de tudo para você até que o documento chegue em suas mãos.
A seguir, vamos te contar como emitir o registro online pelo site de registro de imóveis da Central das Certidões, então fique atento.
Como pedir certidão vintenária online.
O processo para solicitar a certidão online pelo site da Central das Certidões é bem simples e nós preparamos um passo a passo para te guiar. Veja abaixo como fazer.
Acesse o site
O primeiro passo é acessar o site da Central das Certidões. Como você vai perceber assim que entrar na página, o layout é bem fácil de navegar, portanto, você não terá dificuldades para encontrar as informações necessárias.
Antes de partir para o próximo passo, vale destacar que a equipe da Central das Certidões está sempre pronta para tirar dúvidas e fornecer instruções sobre o processo de solicitação dos documentos.
Basta acessar a página de contato para conversar diretamente com um especialista.
Acesse a área de pedidos
Assim que entrar na página inicial do site da Central das Certidões, vai notar o botão “Pedir certidão”, localizado no lado esquerdo. Clique nele para iniciar a solicitação.
Preencha os dados pessoais
O botão vai te direcionar para a área de solicitação. Nessa etapa, é preciso preencher alguns dados pessoais para que a equipe da Central das Certidões possa te manter informado durante todo o processo.
Isso permite que você acompanhe o pedido, assim a emissão do documento é realizada com total transparência em todas as etapas.
Informe os dados da certidão
Na próxima etapa, informe o tipo de certidão que deseja emitir, ou seja, a certidão vintenária. Depois, será preciso preencher dados sobre a documentação do imóvel.
Para que o documento seja emitido, é necessário consultar os dados da propriedade no Cartório de Registro de Imóveis onde a matrícula foi realizada.
A matrícula do imóvel é um número único, que funciona como um documento de identificação para a propriedade.
Por isso, é necessário saber o cartório responsável pelo registro para que a consulta possa ser realizada e a certidão com o histórico seja emitida corretamente.
Escolha a modalidade de entrega
A Central das Certidões cuida de toda a parte burocrática e entrega a certidão na sua casa segundo a modalidade de envio escolhida por você.
Após informar os dados para emissão do documento, selecione a modalidade de entrega desejada, que pode ser via Sedex, por exemplo.
É possível ainda solicitar o envio internacional. A Central das Certidões faz entregas para mais de 200 países via Fedex.
Confirme os dados
Antes de finalizar o pedido, confirme os dados preenchidos para verificar se as informações estão corretas. Lembre-se também de checar os campos para envio, como endereço e modalidade de entrega.
Depois, selecione o método de pagamento desejado e conclua o seu pedido.
Vantagens de pedir o documento na Central das Certidões.
A possibilidade de solicitar a certidão online traz muitos benefícios, mas o pedido feito com a Central das Certidões garante algumas vantagens exclusivas.
Conheça as principais delas a seguir:
- envio nacional e internacional;
- agilidade no processo;
- pedido prático sem sair de casa;
- segurança garantida;
- menos burocracia;
- suporte para dúvidas e orientações;
- transparência em todas as etapas do processo.
Com mais de 15 anos de experiência, a Central das Certidões busca facilitar o acesso à documentação, tornando a operação mais rápida, simples e segura.
A empresa é pioneira no serviço de solicitação e entrega de certidões no Brasil, somando 12 mil cartórios atendidos.
Já são mais de 1 milhão de certidões emitidas ao longo desses anos de história no mercado.
Documentos necessários para emitir a certidão vintenária.
O principal documento necessário para emitir esse tipo de certidão é o número da matrícula do imóvel.
Quanto mais informações você tiver sobre a propriedade, mais fácil será encontrar os registros em cartório para emitir a certidão.
Por isso, além da matrícula, veja quais outros documentos podem ser solicitados:
- nome do proprietário atual;
- endereço completo do imóvel;
- número de registro do imóvel;
- documento de identidade do solicitante.
Como é um registro público, a solicitação da certidão não precisa ser necessariamente feita pelo proprietário do imóvel.
Quem vai comprar a propriedade e deseja verificar a situação atual pode fazer o pedido, por exemplo.
Qual a diferença entre certidão vintenária e inteiro teor.
A certidão vintenária traz apenas os registros dos últimos 20 anos relacionados ao imóvel, já a certidão de inteiro teor descreve de maneira detalhada todas as operações envolvendo a propriedade desde o seu registro.
Existem vários tipos de certidão que podem indicar o histórico do imóvel de alguma forma; por isso, é importante esclarecer a diferença entre esses documentos.
Sendo assim, vamos explicar um pouco mais sobre a certidão de inteiro teor. Esse documento traz uma descrição fiel e atualizada da matrícula do imóvel.
Nessa certidão, é possível encontrar os nomes dos proprietários, ônus existentes sobre o imóvel e qualquer operação realizada do registro até os dias atuais.
Resumindo.
Como você pode observar ao longo deste conteúdo, a certidão vintenária é um documento com todas as informações sobre os últimos 20 anos envolvendo um determinado imóvel.
Esse documento indica se existem pendências relacionadas à propriedade, como ações judiciais, dívidas ou penhoras, por exemplo. Por isso, acaba sendo fundamental na negociação de compra e venda.
Com a certidão, é possível garantir a segurança na transação, evitando problemas com fraudes ou comprovação de propriedade no futuro.
Além disso, a certidão ajuda a comprovar a posse do terreno ou do imóvel em processos de aquisição por usucapião.
Neste contexto, a certidão vintenária é muito importante em diversas situações e solicitar o documento é muito simples.
O pedido pode ser feito online pelo site da Central das Certidões, é só seguir as instruções compartilhadas nesse conteúdo.
Uma vez feita a solicitação, o documento é emitido e enviado diretamente para a sua casa.