Autorização de viagem nacional para criança

Autorização-de-viagem-nacional-para-criança

Uma Autorização de viagem para menor nacional é necessária, quando uma criança ou adolescente está prestes a viajar desacompanhada dos pais, ou de um acompanhante com grau de parentesco?

Para sanar essa dúvida, preparamos este conteúdo para falar sobre Autorização de viagem para menor nacional e os casos em que é necessário providenciá-la.

(Atenção! Se você tem dúvidas sobre a autorização de viagem internacional, aproveite para ler esta outra publicação: autorização de viagem internacional para menor).

Quando é necessária uma Autorização de viagem para menor nacional?

A autorização de viagem nacional é um documento necessário quando uma criança ou adolescente com idade inferior a 16 anos está prestes a viajar:

  • Desacompanhada de ambos os pais;
  • Desacompanhada de um responsável legal;
  • Desacompanhada de um parente de até terceiro grau (como irmãos, avós, ou tios, maiores de 18 anos);
  • Acompanhada de uma pessoa sem grau de parentesco;

É importante saber que, estando acompanhado de um dos pais, não é necessário que o outro responsável providencie autorização para viagem.

Como a autorização deve ser realizada?

Conforme a Resolução n.º 295, de 13/09/2019, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a autorização de viagem pode ser realizada através de documento particular com firma reconhecida no Tabelionato de Notas.

Confira os modelos de autorização conforme a forma que a criança ou adolescente irá viajar:

Além da autorização, a criança ou adolescente deve portar o RG original obrigatoriamente a partir dos 12 anos. Para crianças menores de 12 anos é possível apresentar a certidão de nascimento original ou cópia autenticada.

Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários abaixo para podermos lhe ajudar.

Você já acompanha a Central das Certidões nas redes sociais? Siga nossas páginas e fique por dentro de todas as nossas novidades:

pedir_certidao
0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
1.3K Comentários
Mais votado
Mais novo Mais velho
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários