Mudar-se para fora do Brasil pode parecer muito complexo. Mas, ainda assim, há centenas de pessoas que optam pela mudança em busca de novas oportunidades. Nesse artigo, você conhecerá 5 dicas para agilizar documentos morando no exterior e como fazer.
Seja para trabalho, estudo, ou até mesmo relacionamentos, muitos brasileiros escolhem morar em outro país. Nesse momento, começa uma preparação para que tudo aconteça da melhor maneira possível e sem dores de cabeça.
Dentre todas as preocupações, os documentos brasileiros no exterior são uma das maiores delas.
Como conseguirei emitir meus documentos estando tão distante? Onde emitir, quais os custos? São inúmeras as dúvidas, e aqui descobriremos juntos como sanar todas elas.
Os documentos que podem ser emitidos para fora do Brasil
Para isso, precisamos saber quais documentos são mais fáceis de obter fora do Brasil. Esses documentos não requerem uma logística complicada. Ou seja, você mesmo pode emitir onde estiver.
- Certidão de Nascimento
A Certidão de Nascimento é muito importante para quem está mudando para outro país.
Além da carteira de identidade e o Cadastro de Pessoa Física – CPF, a Certidão comprova cidadania e traz informações como origem, nascimento, local e filiação do indivíduo.
Sua solicitação pode ser feita por meio do Consulado Brasileiro, um processo que pode ser moroso.
E aqui queremos aproveitar para te trazer uma solução prática, segura e que pode ser realizada no conforto da sua casa.
Com a Central das Certidões, é possível emitir a Certidão de Nascimento.
Com profissionais altamente qualificados, seu documento será entregue onde desejar, com uma logística especializada e inviolabilidade ímpar.
É possível, ainda, solicitar dezenas de documentos junto do Apostilamento de Haia. Abordaremos a sua definição ainda nesse artigo.
- Cadastro de Pessoa Física – CPF
Todo e qualquer cidadão brasileiro tem direito ao Cadastro de Pessoa Física. É nesse documento público que constará todas as informações cadastrais do indivíduo.
Morando em outro país, a solicitação pode ser feita online pelo site da Receita Federal, não sendo necessário comparecer pessoalmente no Consulado brasileiro.
- Certidão de óbito
Cidadãos brasileiros falecidos em outro país, poderão ter o registro de óbito no Posto Consular.
Nesse caso, um parente pode ir ao Consulado com documentos pessoais para registrar o óbito de um cidadão brasileiro. Se não houver parente, um estrangeiro pode fazer o registro.
A Certidão será posteriormente transcrita no Brasil e pode ser emitida a qualquer momento e em qualquer lugar.
No site da Central das Certidões também é possível obter esse documento junto do Apostilamento de Haia, se necessário.
Isso garante também comodidade e conforto em uma situação delicada como essa.
- Certidão de casamento
Certidões de casamento também são importantes quando se está morando fora do seu país de origem. Comprova o seu estado civil perante as leis brasileiras.
E com a Central das Certidões a facilidade estará em suas mãos de uma maneira rápida e segura. Você pode emitir o seu documento online e com o Apostilamento de Haia.
Pelo site www.centraldascertidoes.com.br você tem uma infinidade de possibilidades.
Além disso, a Certidão de Casamento é importante em diversos trâmites no país onde residirá.
- Passaporte
O passaporte é um documento que deve estar sempre em conformidade com a Legislação. Qualquer informação, alteração ou perda e rasura é necessário emitir a segunda via.
Para quem mora fora do Brasil, quando necessário, a emissão de passaporte é também via Posto Consular.
Após preencher o formulário online, os interessados devem ir ao Consulado e deverão apresentar seus documentos pessoais para solicitar a emissão.
- Procurações
As Procurações são documentos importantes nessa transição de um país para outro.
Em muitos casos, assuntos administrativos e jurídicos são tratados no país de origem. Representantes são designados para lidar com questões de insolvência em nome do indivíduo.
E, morando fora do Brasil, por exemplo, é possível emitir a Certidão de Procuração. Onde constará todas as informações sobre as permissões que o procurador tem com aquele documento em mãos.
Ao acessar a Central das Certidões, você também pode solicitar e ter consigo esse documento.
Apostilamento de Haia
Documentos emitidos com o Apostilamento de Haia tem reconhecimento mútuo entre o seu país de origem e onde residirá.
Foi um acordo em 2015 entre 125 países que valida documentos de uma pessoa em outro país perante a justiça local.
A importância de como agilizar documentos morando no exterior
Há outros documentos no exterior que podem ser emitidos pelos brasileiros. E a cada necessidade, percebe-se o quanto é importante tê-los em mãos.
E quando falamos em residir em outros países, é importante ressaltar que as culturas são diferentes.
No Brasil, sabemos em quais situações precisaremos de documentos específicos. Já em outros países há situações em que você pode ser pego desprevenido.
Por isso, atente-se sempre quanto à atualização dos seus dados cadastrais, assim como para qualquer alteração que houver.
Isso evitará dores de cabeça futuras.
Visite o site da Central das Certidões para descobrir todas as opções disponíveis para solicitar documentos no exterior, que podem ser importantes e que atendam às suas necessidades.
De maneira segura, fácil e com poucos cliques você garantirá o conforto que você precisa.
Texto por: Aléxia Lopes