A Certidão de Escritura Pública é um dos atos que podem ser registrados no Cartório de Notas.
Caracteriza a formalização da vontade das partes sobre negócios e/ou declara fatos juridicamente relevantes.
Neste documento, é identificado o tipo da escritura pública: compra e venda, usufruto, divisão de área, alienação imobiliária, emancipação, declaratória, ata notarial, doação, inventário, partilha de bens, união estável, pacto antenupcial, divórcio; entretanto, não existe impedimento caso as partes queiram garantir a segurança jurídica em outros tipos de contratos de natureza particular.
A escritura pública fica registrada em livro próprio no Cartório de Notas eternamente, desta forma, o documento pode ser solicitado por meio de certidão por qualquer pessoa, evitando desgastes desnecessários com extravios de documentos.
A certidão de escritura, assim como outros tipos de certidões e segundas vias, podem ser solicitadas através do site da Central das Certidões. Acompanhe a seguir o passo a passo para realizar seu pedido em nosso site:
Início
Para iniciar seu pedido, acesse nosso site: www.centraldascertidoes.com.br e clique no botão “Pedir certidão”. Ao clicar, você será direcionado para a página de certidões.
Etapa 1 – Selecione a certidão de escritura
Já na página de certidões, encontre e selecione entre as opções apresentadas, o tipo de documento que deseja solicitar, neste caso a certidão de escritura.
Etapa 2 – Estado e Cidade da certidão de escritura
Na segunda etapa, selecione o estado e a cidade em que a certidão foi emitida. Após informar os dois itens anteriores, o valor aproximado do seu pedido já será apresentado na área à direita de sua tela.
Na mesma página, você informará os dados de entrega de seu documento, selecionando a forma de envio (carta registrada, SEDEX ou envio internacional) e o CEP do local no qual sua certidão será entregue.
Agora, caso concorde com o valor e data prevista de entrega apresentados, basta clicar em “continuar pedido” para prosseguir.
Etapa 3 – Dados de busca
Informe corretamente os dados da certidão que está solicitando. Todos os campos que não contém “(opcional)” são de preenchimento obrigatório. Forneça o máximo de informações possíveis e, caso possua uma cópia antiga do seu documento, é possível anexá-la ao pedido. Feito isso, basta clicar em “adicionar ao carrinho”.
Etapa 4 – Carrinho de compras
Esta é a última etapa do seu pedido, aqui você tem a opção de continuar comprando, caso deseje solicitar algum outro documento, ou então conferir todos os dados preenchidos e prosseguir com o pagamento clicando no botão “confirmar pedido”. Para pedidos com entrega no Brasil, o pagamento pode ser realizado via boleto bancário ou no cartão de crédito em até 3 vezes sem juros. Para pedidos com entrega no Exterior, disponibilizamos o pagamento via Paypal.
Lembrete: É importante saber que nesta etapa você deverá estar logado em sua conta para finalizar o pedido. Caso ainda não possua um cadastro ativo, basta clicar no botão “Não tenho conta”.
Simples, rápido e seguro. Este processo pode ser feito em poucos minutos e do conforto da sua casa. Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários abaixo para podermos lhe ajudar.