Últimos artigos

Você sabe a diferença entre cartório e tabelionato?

Você sabe a diferença entre cartório e tabelionato?

Entender a diferença entre cartório e tabelionato é essencial para evitar confusões ao lidar com questões jurídicas, garantindo o uso correto dos termos em documentos legais e contratos. Essa distinção também é importante para orientar procedimentos específicos em cada “local”, prevenindo equívocos jurídicos e assegurando o processamento correto de documentos. Leia este artigo até o …

Você sabe a diferença entre cartório e tabelionato? Leia mais »

A-história-das-transcrições-certidão-de-matricula

 A história das transcrições: Como a Certidão de Matrícula trouxe mais segurança aos processos imobiliários.

A história das transcrições e sua evolução até a Certidão de Matrícula é um marco importante na evolução dos processos imobiliários. Antes da regulamentação, as transcrições eram realizadas de forma desordenada e não seguindo um padrão, o que comprometia a segurança jurídica das transações imobiliárias. A Lei de Registros Públicos de 1973 e a Lei …

 A história das transcrições: Como a Certidão de Matrícula trouxe mais segurança aos processos imobiliários. Leia mais »

insolvencia civil

Insolvência Civil: o que é, tipos e quem pode pedir

Você está procurando informações claras sobre insolvência civil? Então, saiba que, aqui na Central das Certidões, vamos esclarecer o tema para você! Preparamos um guia rápido para te passar as principais informações. Para começar, vamos contextualizar o assunto, então… Existem diversos casos em que uma pessoa acumula muitas dívidas e essa quantidade excede todos os …

Insolvência Civil: o que é, tipos e quem pode pedir Leia mais »

certidão de objeto e pé

Certidão de objeto e pé: o que é, como funciona, dentre outras informações importantes. Confira um guia rápido sobre o tema.

Você já tinha ouvido falar sobre certidão de objeto e pé? No dia a dia de um advogado, por exemplo, esse tipo de documento é extremamente útil. Na verdade, mesmo pessoas de fora do Direito podem ter acesso à documentação em pauta e se beneficiarem bastante dela. Diante disso, vale a pena se aprofundar no …

Certidão de objeto e pé: o que é, como funciona, dentre outras informações importantes. Confira um guia rápido sobre o tema. Leia mais »